Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Em janeiro, Itaipu Iluminada vai operar de quinta-feira a domingo
Tamanho da letra
15/12/2023
O Complexo Turístico Itaipu (CTI) vai ampliar, na primeira quinzena de janeiro, o passeio Itaipu Iluminada, que passará a operar de quinta-feira a domingo. Normalmente, o atrativo é oferecido às sextas-feiras e sábados. A ampliação ocorre em função da alta temporada de turismo, quando mais visitantes vêm conhecer a usina de Itaipu.
 

Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu

A atração inclui a opção de um jantar especial all inclusive, com entrada, prato principal, bebidas e sobremesa. O passeio com jantar custa R$ 150 para o público em geral e R$ 90 para os moradores dos municípios lindeiros ao reservatório do Lago de Itaipu e vizinhos do Paraguai, como Ciudad del Este, Hernandarias, Minga Guazú e Presidente Franco. As vagas são limitadas. A duração é de quatro horas.

Para o gerente do CTI, Marcelo Giongo, “para nós, do Complexo Turístico, é uma grande alegria iniciar 2024 com a ampliação do atendimento desta visita, que tem forte apelo ao contexto histórico da usina. E ninguém melhor para contar estas histórias do que aqueles que de fato a viveram, nossos heróis barrageiros”, disse.

Tecnologias aplicadas ao turismo
 
De acordo com Yuri Benites, diretor de Turismo do Parque Tecnológico Itaipu, que opera o serviço na usina, o aumento no número de visitantes durante a alta temporada servirá para basear a implantação de novas tecnologias de fluxo.
 
"Estamos em uma nova fase de estruturação do turismo no PTI e no CTI, com a adaptação de tecnologias já dominadas pelo parque que serão trazidas agora para o ambiente de experiência turística”.
 
Benites adianta que, durante a alta temporada, os técnicos analisarão, em conjunto com os desenvolvedores, onde identificar pontos de gargalo, de incremento de informações e de conteúdos, especialmente, medição e monitoramento do nível de satisfação dos visitantes. “Todas estas iniciativas compõem o processo de implementação do Smart CTI, um marco para a gestão e operação do Complexo”.
 
Itaipu Iluminada
A programação inclui apresentação musical com artistas da região das Três Fronteiras. O jantar acontece no histórico Restaurante dos Barrageiros, com a participação de ex-operários da usina, que trabalham hoje como guias, contando “causos” da construção da barragem.
 
Como funciona o passeio
Do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), turistas e moradores(as) seguem de ônibus até o Mirante Central. É ali que ocorre a maior parte da visita, que inclui apresentações do vídeo institucional e de músicas ao vivo e apreciação da iluminação da usina. O passeio continua com a contemplação da barragem iluminada, passando pelos condutos forçados, e jantar – ou retorno ao CRV para desembarque, no caso do passeio tradicional.
 
Outros passeios do CTI são o Itaipu Panorâmica, Itaipu Refúgio Biológico e Itaipu Especial. Mais informações em https://www.turismoitaipu.com.br/
 
Gratuidade
Moradores dos municípios lindeiros e vizinhos da fronteira não pagam entrada para o passeio Itaipu Panorâmica, mediante comprovação de moradia e agendamento prévio. No passeio Itaipu Especial, o desconto é de 50%. As reservas devem ser feitas pelo WhatsApp (45) 99131.9119.
 
Os municípios lindeiros são: Diamante d'Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Terra Roxa e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. Também estão inclusos os vizinhos do Paraguai: Ciudad del Este, Hernandarias, Minga Guazú e Presidente Franco.