Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Em Itaipu, Fórum reúne especialistas na arte de contar histórias
Tamanho da letra
28/02/2013

As escritoras Marina Colasanti e Cléo Busatto estão entre as palestrantes do Fórum “De caso com a palavra 2013”, que apresentará iniciativas de incentivo à leitura e debaterá a arte de contar histórias, nesta sexta-feira, dia 1º de março, das 8h às 18h, no auditório Cesar Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A solenidade de abertura, às 8h15, terá a presença do diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira; do presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Alexandre Freire; e do consultor da Diretoria Geral brasileira de Itaipu, Paulino Motter. Também estão convidados Alice Penteado Martha, especialista em leitura e literatura; André Neves, ilustrador e escritor; e Rosana Alverne, escritora e contadora de histórias.

Peregrinação literária

Com o tema “Efeitos e afetos da literatura”, o Fórum é a conclusão de um projeto iniciado em 2012 para a formação de mediadores de leitura em diversos municípios do Paraná. Foz do Iguaçu foi uma das 19 cidades atendidas pela proposta, coordenada por Cléo Busatto.

Ao longo do ano passado, a escritora percorreu estes municípios e ministrou oficinas de 40 horas/aula, voltadas às pessoas com interesse em literatura, como bibliotecários e educadores. Os melhores projetos que surgiram desta experiência serão apresentados em fóruns como este de Foz. Os demais ocorrem em Maringá, no dia 22 de março, e em Ponta Grossa, em 19 de abril.

Para esta edição, foram inscritos 23 projetos de 29 mediadores vindos de 19 cidades. “Apenas estes projetos foram aplicados à quase duas mil pessoas”, complementa a escritora. Cinco deles foram escolhidos para serem apresentados aos participantes do evento. São eles: “Confabulando”, de Marechal Cândido Rondon; “Semeando Sonhos”, de Toledo; “O Despertar para a Leitura no Clube do Livro”, de Foz do Iguaçu, “A Valorização da Contação de Histórias”, Corbélia; e “Encontro com o Conto”, de Jacarezinho.

Os critérios de seleção foram criatividade e dinamismo da iniciativa; pertinência da ação e adequação ao público-alvo; aplicação do projeto aos segmentos pouco usuais da comunidade e potencial para a formação de novos contadores de história.

O “De caso com a palavra” é uma parceria entre Cléo Busatto, a Secretaria de Estado da Cultura, a Biblioteca Pública do Paraná e da Copel. Em Foz, o evento tem patrocínio da Itaipu Binacional.

Programação

A abertura do evento será as 8h15, com a narração de Cléo Busatto do mito de origem do povo Kaingang, “A Conquista do Fogo”. O escritor e ilustrador André Neves falará com a plateia às 8h55.

Às 10h20, a atriz e diretora teatral Claudia Ribeiro contará o texto A Moça Tecelã, de Marina Colasanti. Na sequência, às 10h30, é a vez da apresentação da autora do texto, a premiada escritora Marina Colasanti. Ela permanece no palco para o debate que será mediado por Cléo Busatto a partir das 11h30.

À tarde, Cléo apresentará os projetos selecionados no Fórum, das 13h30 às 14h10. Neste último horário, a escritora Rosana Alverne, contadora de histórias e fundadora do Instituto Cultural Aletria, fará sua apresentação.

Das 14h30 às 16h10 será a explanação dos autores dos projetos selecionados e outros da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
A especialista em leitura e literatura, Alice Martha Penteado, sobre ao palco para palestra às 16h10, onde permanece para debate das 17h10 às 18h.

A Itaipu

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. No ano passado, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh).

Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”.

A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

Serviço

Fórum “De caso com a palavra” 2013 - Efeitos e afetos da literatura
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório Cesar Lattes - PTI (Usina de Itaipu) - Av. Presidente Tancredo Neves, 6731