Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Em 2013, Itaipu gera mais energia do que em 2012, ano do recorde
Tamanho da letra
26/04/2013

No dia em que se comemoram os 40 anos de assinatura do Tratado de Itaipu, firmado entre os governos do Brasil e do Paraguai, a usina binacional registra uma produção acumulada de energia que, em 2013, segue à frente da registrada em 2012, seu melhor ano até agora. Na manhã desta sexta-feira (26), a geração de Itaipu atingiu 32,4 milhões de Megawatt/hora, ante 31,5 milhões de MWh acumulados até a mesma data do ano passado, quando a usina estabeleceu um novo recorde mundial de energia, com 98,2 milhões de MWh produzidos ao longo do ano inteiro.
      
Segundo o superintendente de Operação da Itaipu, Celso Torino, o melhor desempenho da Itaipu em 2013 (2,58% ou 3 dias a mais do que em 2012) se deve, em primeiro lugar, à manutenção das condições que permitiram à usina estabelecer o recorde no ano passado (demanda em alta em ambos os países, disponibilidade de água, boa coordenação com os operadores dos sistemas elétricos brasileiro e paraguaio, e excelente índice de disponbilidade das unidades geradoras).
     
Porém, algumas medidas adotadas ao longo de 2012 estão permitindo um desempenho ainda melhor nem 2013. “São diversas medidas que possibilitaram melhorar os índices de manutenção, produção e trasmissão e que, neste ano, estão nos ajudando desde o dia 1º de janeiro”, disse Torino.
     
Um exemplo disso é uma otimização do plano de manutenção das unidades geradoras, o que permitiu reduzir o tempo de parada das máquinas. Outra medida está no limite de transmissão no setor de 60 Hz, que é de 7 mil MW e era reduzido para 3 mil MW em situações de mau tempo. Graças a novos esquemas de operação, foi possível aumentar esse limite para 4.500 MW. A esses, se somam outros procedimentos que vêm permitindo diversos pequenos ganhos de produção e que, somados, vêm contribuindo para uma operação cada vez mais eficiente da usina.
     
“Essas medidas vêm permitindo tirar o máximo proveito da água e vêm tornando a condição hidrológica praticamente a única variante para a produção. Em outras palavras, é uma busca incessante pelo desperdício zero de água, uma meta quase impossível de ser alcançada mas que será sempre o nosso objetivo”, explicou o superintendente.
    
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek que, nesta sexta-feira (26), aniversário de 40 anos do Tratado de Itaipu, descerrou uma placa comemorativa pelo recorde de 98,2 milhões de MWh de 2012, afirmou que a usina continuará trabalhando para romper a barreira anual dos 100 milhões de MWh.
      
“A meta é continuar buscando o aperfeiçoamento constante, estender ao máximo os limites da produção da usina e seguir contribuindo com a geração de energia de qualidade para o Brasil e para o Paraguai”, disse Samek.
     
Comparativo
      

O que representa a produção acumulada de 2013 em termos de consumo de energia elétrica:
    
1 - Consumo da região centro-oeste durante um ano
2 - Supriria 43% do consumo anual da região nordeste
3 - Supriria 3 anos e dois meses o consumo do estado do Espírito Santo
4 - Supriria 1 ano e dois meses o consumo do estado do Paraná
5 - Supriria 1 ano e meio o consumo do estado de santa Catarina
6 - Supriria 5 anos e dois meses o consumo do Distrito Federal
7 - Supriria 85% o consumo anual do Estado do Rio de Janeiro