Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
El Niño: muita chuva e vertedouro aberto
Tamanho da letra
09/09/2009

O intenso volume de chuvas na bacia do Rio Paraná, nos últimos dias, fez com que a Itaipu voltasse a verter o excedente de água do seu reservatório na madrugada de terça-feira (8). As comportas foram fechadas durante o dia e novamente abertas no início desta quarta-feira (9).
   


Vertedouro aberto devido às chuvas intensas dos últimos dias

O vertedouro deve continuar aberto nos próximos dias, segundo a Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos (OPSH.DT). As chuvas intensas, incomuns para esta época do ano, são consequências da atuação do fenômeno climático El Niño. Nos próximos três meses, o volume de chuvas continuará sendo superior à média histórica, segundo os meteorologistas.

   
De acordo com o engenheiro Rafael Favoreto, técnico da Divisão de Programação e Estatística (OPSP.DT), desde julho o volume de chuva tem se mantido elevado e acima da média nos afluentes do Rio Paraná (os principais são os rios Grande, Paranaíba, Tietê e Paranapanema).
   

A chuva nas principais bacias         

         
O grande volume de chuvas é positivo por manter elevados os níveis dos reservatórios, o que garante maior geração de energia hidrelétrica, reduzindo a necessidade de utilização das termelétricas, cuja produção é mais cara e poluente.    

 

El Niño e o vertedouro

  

Em anos normais, o vertedouro de Itaipu é aberto entre fevereiro a março, período chuvoso no Sudeste. Mas, este ano, as comportas já foram abertas várias vezes fora do período de chuvas. A última vez foi nos dias 23 e 24 de agosto.

     
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climático (CPTEC) informa, em seu site oficial, que a chuva e outros fenômenos climáticos dos últimos dias - como os temporais nos estados do Sul e em São Paulo - são resultado da influência da fase quente do El Niño  sobre a América do Sul.

     

Para o trimestre setembro, outubro e novembro, o CPTEC prevê chuvas acima da média nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

 

Cataratas do Iguaçu

 


A vazão nas Cataratas está mil metros cúbicos de água por segundo acima do normal
De acordo com Dilton Goulart, técnico da OPSH.DT, a média normal de chuvas em setembro, na bacia do Rio Paraná, é de 150 milímetros. “Este ano, em alguns locais da bacia, como em certos pontos do Rio Iguaçu, só nos nove primeiros dias do mês esse valor já foi ultrapassado”, diz Dilton. “No Rio Paraná, o índice já ultrapassou 100mm", conclui.

   

Nesta quarta-feira, a vazão nas Cataratas do Iguaçu, que normalmente é de 1,5 mil m³/s, chegou a 2.450 m³/s. Sob a Ponte da Amizade, o Rio Paraná está um pouco mais de um metro acima do seu nível normal. “Mas, por enquanto, não há riscos de alagamento nos bairros de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este”, afirma Dilton Goulart.