Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Ecomuseu de Itaipu abre duas novas exposições nesta terça-feira (26)
Tamanho da letra
25/03/2013

O Ecomuseu da Itaipu Binacional abre duas novas exposições nesta terça-feira (26), em Foz do Iguaçu (PR). A partir das 17h30, o público poderá conferir as peças “Quando os objetos se cruzam”, de Elke Coelho, e “Bens Tombados do Paraná”, com fotografias dos patrimônios protegidos do Estado. Uma cerimônia marcará a estreia das mostras, que permanecerão abertas à visitação até 23 de junho, na Avenida Tancredo Neves, n.º 6001, em Foz do Iguaçu.

Após a solenidade, às 18h30, a artista Elke Coelho conversa com o público sobre suas obras, feitas principalmente a partir da composição de pequenos objetos do dia a dia. Entre elas, estão 20 quadrados com 32 mil palitos de fósforo, peça que compõe uma “linha do horizonte inflamável”, segundo a artista.

Estarão expostos no Ecomuseu dez conjuntos de “Quando os objetos se cruzam”, um deles com 40 desenhos. “Em termos materiais, tento extrapolar por meio da repetição o sentido primeiro do objeto cotidiano”, explica Elke, doutoranda em Artes Visuais pela ECA/USP e professora no Departamento de Arte Visual da Universidade Estadual de Londrina.

Segundo Tatiara Damas, técnica do Ecomuseu e responsável pelas exposições, o convite foi feito para Elke Coelho pela representação da artista, jovem e com carreira em ascensão no Paraná e no País. “A contratação de jovens como ela conferem uma função social que pretendemos atingir com esse Espaço das Artes, além de contribuir para a legitimação desses artistas”.

A mostra “Bens tombados: imagens do Patrimônio Cultural do Paraná” revela a riqueza cultural do Estado em 65 painéis fotográficos do patrimônio histórico, artístico e natural paranaense.

A realização é da Coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), em parceria com a Itaipu Binacional e a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. A iniciativa é a mesma que trouxe ao Ecomuseu a mostra itinerante “Andersen, Luz e Cor”, em 2012.

A exposição exibe exemplares da arquitetura dos séculos 18, 19 e 20, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel, e a Igreja da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, em Antônio Olinto. “A mostra divulga a importância deste conjunto de bens culturais para a preservação e a valorização do nosso patrimônio”, disse Rosina Parchen, coordenadora do Patrimônio Cultural da SEEC.

A visitação pode ser feita diariamente, das 8h às 17h, no Espaço das Artes do Ecomuseu. A entrada é gratuita para moradores de Foz do Iguaçu e região, mediante comprovação de residência ou apresentação do título de eleitor local. O ingresso custa R$ 10 para os demais visitantes.

A entrada dá acesso aos demais atrativos do Ecomuseu, como a sala de simulação do eixo da turbina e a maquete gigante da Bacia do Paraná 3, entre outros. Para a visitação individual ou em grupos de turismo, os ingressos devem ser adquiridos no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu, na Avenida Tancredo Neves, 6731, ou pela internet, no site www.turismoitaipu.com.br.

Para visitas institucionais, que são gratuitas, feitas em grupo por escolas ou entidades, o contato para reservas é o (45) 3520-5626. A visita precisa ser agendada com antecedência.

Exposição “Quando os objetos se cruzam”, de Elke Coelho, e mostra fotográfica “Bens Tombados: Imagens do Patrimônio Cultural do Paraná”.
ocal:Ecomuseu de Itaipu - Espaço das Artes. Avenida Tancredo Neves, n.º 6001 - Foz do Iguaçu/PR.
Abertura: 26 de março de 2013, às 17h30.
Período expositivo: 27 de março a 23 de junho de 2013.