Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Discovery exibe programa inédito sobre a Itaipu nesta sexta-feira (28)
Tamanho da letra
28/09/2012

O terceiro episódio da série Contagem Regressiva do Discovery Channel, que mostrará detalhes inéditos da usina de Itaipu, vai ao ar nesta sexta-feira (28), às 19h. O documentário, com uma hora de duração, será reprisado na madrugada de sábado (29), às 5h. No programa, o telespectador vai ficar sabendo quais são os cuidadosda manutenção à operação - adotados pela área técnica da empresa, para proteger a hidrelétrica de problemas críticos.
É exatamente a excelência da engenharia da maior usina geradora de energia limpa e renovável do planeta que garante o fornecimento de quase 18% da demanda de todo o Brasil.

Filme

Contagem Regressiva mostra sistemas de proteção de oito megaestruturas que, como Itaipu, interferem na vida de milhares de pessoas. O enredo foi feito com dados reais da engenharia da usina, a partir de um roteiro ficcional.

Um engenheiro de Itaipu é quem faz a conexão entre as áreas técnicas. O documentário mostra São Paulo, que, com seus 19 milhões de habitantes, depende da energia de Itaipu para suprir 40% de sua eletricidade.

Animações feitas em computação gráfica de última geração (CGI), como a usada nos filmes mais recentes da Disney, revelarão seis peças-chaves da engenharia de Itaipu para a prevenção de falhas catastróficas.

Entre eles estão os sensores de movimento capazes de detectar vibrações na barragem, minuto a minuto, e as grades gigantescas que protegem a entrada da água do reservatório nas unidades geradoras.

Produção

Foram quatro meses de preparo para a produção, feita pela Windfall Films, de Londres, com o apoio da Divisão de Imprensa e a área Técnica de Itaipu. O primeiro contato da produtora com a Itaipu ocorreu em setembro de 2011.

As tomadas, com nove dias de duração, foram feitas entre 16 e 24 de janeiro. O material rendeu mais de 80 horas de filmagens, transformadas nos 60 minutos do episódio.

As gravações em Itaipu foram feitas por David Lee e Alex Ranken. Ao todo, a dupla inglesa percorreu mais de 1.100 quilômetros nas áreas da Central Hidrelétrica. Mais de 150 empregados, das margens brasileira e paraguaia, colaboraram com a produção.

Metrô de São Paulo, outro cenário

Além de Itaipu, o Metrô de São Paulo foi escolhido como uma das oito megaestruturas críticas mostradas pela série, que ainda traz episódios sobre o petroleiro quebra-gelo Timofey Guzhenko; a mina de ouro australiana Super Pit; o Porto de Roterdã, na Holanda; e o Aeroporto Stansted, em Londres.
A série Contagem Regressiva foi elaborada para a Discovery inglesa, mas o conteúdo pode ser replicado para 209 países e territórios cobertos pelo canal, com 45 idiomas diferentes. Ao todo, a Discovery Communications possui 1,7 bilhão de assinantes acumulados.

O episódio já foi exibido em agosto, na Holanda, e pode ser replicado pelos canais franqueados da Discovery em todo o mundo. A série Contagem Regressiva estreou no Brasil no último dia 14.

Maior produtora de energia

Do começo de janeiro até dia 27 de setembro, a usina, recordista mundial em produção de energia limpa e renovável, gerou 73.801.731 megawatts/hora (MWh) ante 70.840.014 em 2008, ano do recorde histórico, que teve uma produção total de 94,6 milhões de MWh. A usina de Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração. Com 20 unidades geradoras forneceu 16,99% da energia consumida no Brasil e abasteceu 72,91% do consumo paraguaio em 2011.