Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Diretores financeiros brasileiro e paraguaio da Itaipu fazem reunião de alinhamento
Tamanho da letra
25/08/2023
Pepitone e Valenzuela fazem aproximação para garantir cumprimento de objetivos comuns. Fotos: Sara Cheida. 
 
O diretor financeiro executivo da Itaipu, engenheiro André Pepitone, recebeu nessa quinta-feira (24), pela manhã, em seu gabinete no Centro Executivo da Itaipu, o novo diretor financeiro paraguaio, Rafael Demetrio Lara Valenzuela. Junto, os superintendentes das duas margens tiveram uma reunião de alinhamento das equipes, a convite do par brasileiro. Após o encontro, o diretor-geral brasileiro, Enio Verri, recebeu os colegas. 
 
Segundo Pepitone, esse momento único não apenas fortaleceu os laços entre as equipes, mas também proporcionou ambiente propício para o alinhamento de propósitos.
 
Rafael Demetrio Lara Valenzuela faz parte da nova diretoria paraguaia de Itaipu, recém-empossada. O primeiro encontro oficial entre os novos diretores paraguaios e os diretores brasileiros ocorreu no Edifício da Produção, localizado dentro da usina de Itaipu, nessa quarta-feira (23), durante a Reunião da Diretoria Executiva (RDE). 
 
Equipe completa mostra total alinhamento entre as equipes das duas margens.
 
“A reunião realizada hoje na margem brasileira foi muito mais do que um simples encontro. Foi uma audiência em que se reforçou e reafirmou o compromisso com a nossa binacionalidade, ressaltando que somos um só time, trabalhando lado a lado para alcançar objetivos comuns”, avaliou Pepitone.
 
Na sala do DGB, o diretor financeiro executivo, Andre Pepitone; o diretor financeiro, Rafael Valenzuela; o superintendente de Administração Financeira, da margem brasileira, Rodrigo Kusiak; e o superintendente de Administração Financeira, da margem paraguaia, Luis Mario Irrazabal Baez.
 
Segundo ele, esse momento único não apenas fortaleceu os laços entre as equipes, mas também proporcionou um ambiente propício para troca de experiências. “Trocamos ideias, compartilhamos perspectivas e construímos um entendimento mútuo, que nos guiará nas conduções futuras. O encontro do hoje é o alicerce para um futuro coeso e próspero. Que este momento de união e alinhamento inspire cada um de nós a seguir em frente com determinação e dedicação renovadas”, pontuou o diretor financeiro brasileiro. 
 
Com quatro superintendências, uma assistência e duas assessorias binacionais, a Diretoria Financeira tem função estratégica e participação em projetos de toda a empresa, contribuindo e auxiliando para que os trabalhos possam ser bem executados, por meio de recursos ou apoio técnico.
 
A DF é responsável pelos repasses para pagamentos dos royalties que beneficiam mensalmente 347 municípios em cinco estados do Brasil, além do Distrito Federal. Com ampliação da área de abrangência da usina para 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul, a responsabilidade da Financeira passou a ser ainda maior na gestão de contratos e no suporte à prestação de contas. Essa diretoria também atua na conferência, eficiência e controle na utilização dos recursos orçamentários da empresa no Plano de Atualização Tecnológica (PAT) da hidrelétrica, considerado o maior e mais complexo projeto da usina desde a sua construção.