Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Diretores da Itaipu e nova diretoria da ENBPar têm primeira reunião em Foz do Iguaçu (PR)
Tamanho da letra
01/09/2023

A diretoria brasileira da Itaipu Binacional teve, nesta sexta-feira (1º), a primeira reunião com a recém-empossada diretoria da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A. – ENBPar, responsável pelo controle do lado brasileiro da Itaipu e da Eletronuclear. O encontro aconteceu no Edifício da Produção, na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).


Reunião aconteceu no edifício da Produção, na usina de Itaipu. Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional

Os diretores da estatal e da usina debateram metas de alinhamento para atingir objetivos que incluem ações para melhoria da qualidade de vida da população, como preconiza o governo do presidente Lula.

Sobre o encontro entre Itaipu e ENBPar, o diretor-geral brasileiro afirmou se tratar de "um fato importante para a vida da empresa". Para ele, o alinhamento entre as duas empresas é fundamental para chegar a um preço acertado da energia da hidrelétrica e para saber se os investimentos feitos "estão dentro do adequado para que o povo brasileiro tenha acesso a uma energia barata e Itaipu cumpra o seu papel de inclusão social".

Ainda de acordo com Verri, é importante lembrar também que, como a Itaipu é binacional, a relação da ENBPar equivalente com a da ANDE (estatal de energia), no Paraguai. “Manter esse triângulo de relacionamento, de transparência, de prestação de contas e de diálogo faz a diferença para a vida tanto do Brasil como do Paraguai”.

O diretor presidente da ENBPar, Luiz Fernando Paroli Santos, contou que já tinha vindo à usina de Itaipu, mas nunca tinha feito o passeio completo. Ele ficou impressionado com "a magnitude da Itaipu e de suas turbinas, como o reservatório foi construído, ainda na década de 1970. Dá muito orgulho de ser brasileiro".

Paroli Santos disse que a ENBPar “quer ser um vetor de comunicação entre tudo que acontece aqui em Itaipu, com Brasília, com o Governo Federal, para ter um melhor aproveitamento dos benefícios da binacional para levar lá e mostrar tudo que a empresa faz pelo Brasil”. E acrescentou: “estou muito feliz de estar aqui hoje, é a nossa primeira reunião junto com a diretoria de Itaipu e nós vamos fazer uma integração total. Estamos todos unidos em nome do Brasil, de Itaipu e da ENBPar”.

Segundo ele, a Itaipu vive um momento histórico. “Durante 50 anos, nós pagamos uma dívida para a construção da usina. Agora, nós temos um cenário ímpar de continuar gerando uma energia que é necessária para 90% do Paraguai, para 20%, às vezes 30% do consumo momentâneo do Brasil, mas que também ao mesmo tempo é geradora de riqueza, de desenvolvimento e de melhorias para os povos brasileiro e paraguaio”.

Antes da reunião, a diretoria da ENBPar fez uma visita técnica às instalações da usina, acompanhada por um grupo de parlamentares do Fórum de Energia promovido por Itaipu na quinta-feira (31), no Bourbon Cataratas Thermas Eco Resort, evento do qual os diretores da estatal também participaram, assim como o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Pela Itaipu, estiveram presentes na reunião o diretor-geral brasileiro, Enio Verri; o diretor financeiro executivo, André Pepitone; o diretor de Coordenação, Carlos Carboni; o diretor técnico executivo, Renato Soares Sacramento; o diretor administrativo, Iggor Gomes Rocha; e o diretor jurídico, Luiz Fernando Delazari.

Pela ENBPar, participaram o diretor-presidente da estatal, Luis Fernando Paroli; o diretor de Comercialização de Energia, Wander Azevedo; o diretor de Gestão Corporativa e Sustentabilidade, Leandro Xingó; o diretor de Gestão de Programas de Governo, Miguel Marques; e o diretor de Finanças, Armando Casado.