Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Diretora da IB será a primeira brasileira a receber o Business for Peace
Tamanho da letra
26/04/2013

A diretora financeira executiva, Margaret Groff, é uma das cinco lideranças empresariais escolhidas entre profissionais de todo o mundo para receber o prêmio Oslo Business for Peace Award 2013 (Prêmio Oslo de Negócios pela Paz, em tradução livre), considerada a maior forma de reconhecimento de líderes de negócios por seus esforços na promoção da paz nas relações entre empresas e sociedade. Margaret é a primeira brasileira a receber a honraria.

A lista com os vencedores do prêmio foi divulgada simultaneamente em Oslo e durante o 8º Congresso Mundial de Câmaras de Comércio, em Doha, nesta quarta-feira (24). O prêmio será entregue na cúpula de Negócios pela Paz, que será realizada no dia 14 de maio, na sede da Prefeitura de Oslo.

"É uma grande honra ser agraciada com esse prêmio, que é promovido e apoiado por organismos tão importantes no mundo, que buscam incentivar lideranças regionais pela sustentabilidade dos negócios, tendo como linha mestra a solidariedade e o respeito às pessoas", afirmou a diretora.

"Realmente, é muito significativo para mim e me motiva a continuar desenvolvendo, com ainda mais responsabilidade, ações que promovam a gestão sustentável dos negócios e que contribuam para o equilíbrio nas organizações, resultando em um mundo melhor, mais humano, mais justo e mais solidário para todos, homens e mulheres", acrescentou.

Os premiados foram escolhidos por um comitê independente, formado por vencedores dos prêmios Nobel da Paz e de Economia. Segundo a fundação responsável pelo prêmio, o critério de escolha se baseia na atuação dos executivos, que devem servir de exemplo para o público em geral e de inspiração para outras empresas sobre como serem bem-sucedidas de forma responsável e ética. Os premiados devem ter reconhecimento nacional ou internacional pela adoção práticas que geraram novos valores para seus negócios e que também são valores compartilhados com a sociedade.

Margaret foi escolhida por sua atuação nas ações de equidade de gênero, que contribuíram para a valorização do papel da mulher no corpo funcional da Itaipu ao longo dos últimos dez anos. A diretora também é apontada por seu papel de destaque na adoção e na promoção dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, do Pacto Global das Nações Unidas.

Além de Margaret, serão premiadas Connie Hasemann, fundadora e CEO da Telehandelshuset AS, da Dinamarca; Arif Masood Naqvi, fundador e executivo-chefe do Abraaj Group, do Paquistão; Dean Cycon, fundador e dono da Dean's Beans Companhia de Café Orgânico, dos Estados Unidos; e Nadia Al-Sakkaf, editora-chefe do Yemen Times.

Margaret e os demais escolhidos se unem a outros 20 líderes empresariais já agraciados com esse prêmio, que é promovido pela Fundação Business for Peace, com sede em Oslo-Noruega, Câmara Internacional de Comércio (ICC, em inglês), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Câmara de Comércio de Oslo e International Herald Tribune (IHT).

Perfil

Primeira mulher de carreira a ocupar um cargo de diretoria na Itaipu, Margaret Mussoi Groff é executiva sênior da empresa desde 1987. Engenheira civil formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com pós-graduação em Engenharia Econômica pela Unifae e MBA em finanças e gestão de Negócios pelo IBMEC e Esade.

Na Itaipu, além de suas atribuições como diretora financeira, Margaret é coordenadora do Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde e coordenadora executiva do Comitê Gestor do Projeto do Veiculo Elétrico Itaipu.