Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Diretor-geral brasileiro de Itaipu fala sobre transição energética e fontes renováveis no Fórum Brasil África 2023
Tamanho da letra
03/11/2023
O diretor-geral brasileiro, Enio Verri, participou, na quarta-feira (01), da plenária “A Transição Energética no Brasil e na África: Impacto no comércio e no desenvolvimento”, no Fórum Brasil África 2023, em São Paulo (SP). A iniciativa tinha como objetivo discutir a autossuficiência energética, a descarbonização da economia, tópicos em relação ao hidrogênio verde, o lítio como recurso para a produção de baterias elétricas e a transição energética global.  
 
Participaram do diálogo, além de Enio, o diretor-geral e chefe negociador da Nigerian Office of Trade Negotiations, Yonov Fred Agah; o CEO e Fundador da Commodity Monitor Limited , Stephen Yeboah; o CEO da Barima Investment (PTY) LTD, Zenith Tsengwa e o jornalista da Band News, Eduardo Castro, como moderador. 
 
Diretor-geral brasileiro, Enio Verri, e o presidente do Instituto Brasil África, João Bosco Monte. Fotos: Lígia Leite Soares | Itaipu Binacional
 
Após a plenária, o diretor da Itaipu participou de tratativas com diversas autoridades, entre elas o Sheikh Shakhboot bin Nahyan Al Nahyan, Ministro de Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos.
 
Para Enio Verri, a participação foi uma oportunidade para dialogar com entusiastas do setor elétrico sobre fontes renováveis e o futuro do mercado de energia. “Há uma necessidade urgente de investir em energias limpas, e a expectativa é que o nosso trabalho e descobertas possam servir de exemplo para outros países, já que a Itaipu tem um histórico de produção e de pesquisas em fontes alternativas, como o caso do hidrogênio verde”, explicou o diretor-geral.
 
 
O Fórum Brasil África deste ano teve como tema “Comércio, Investimento e Desenvolvimento Brasil e África conectados com o Mundo”. O evento ocorreu nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no WTC Events Center do Hotel Sheraton São Paulo WTC, com a finalidade de aumentar os contatos comerciais, introduzir possíveis parcerias e negócios e abordar investimentos em desenvolvimento sustentável. 
 
Estiveram presentes, nas duas datas, chefes de estado, agentes governamentais, representantes de agências de fomento, instituições financeiras e lideranças do setor privado e da sociedade civil.