Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Diretor financeiro executivo da Itaipu fará aula magna na pós-graduação da Unioeste, dia (21)
Tamanho da letra
10/08/2023
O diretor financeiro executivo da Itaipu, engenheiro André Pepitone da Nóbrega, fará a aula magna do Programa Profissional de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PGTGS), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A palestra será no próximo dia (21), às 19 horas, no miniauditório do campus da universidade, em Foz do Iguaçu.
 
 
Com vasta experiência no setor energético, Pepitone vai falar sobre o tema "Energia como elemento estratégico, tecnológico e sustentável para integração regional”. Será uma oportunidade única para refletir sobre os desafios e oportunidades que se apresentam no caminho da integração regional através de fontes de energia sustentáveis.
 
A aula magna marca o início do segundo semestre do curso. O convite foi feito pelos professores Dr. Eduardo Cesar Dechechi, coordenador do Mestrado Profissional do PPGTGS, e Dr. Romeu Reginato, diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas. 
 
Para a palestra, foram convidados autoridades, comunidade acadêmica e representantes da sociedade civil, entre eles o diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Irineu Mario Colombo, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi), Danilo Vendruscolo, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Fernando Castro Alves, e a diretora-superintendente da Fundação Itaipu Br de Previdência e Assistência Social (Fibra), Andrea Silva Medeiros, entre outros.
 
Segundo a Eduardo Cesar Dechechi, “a aula magna, além de evento marcante no calendário acadêmico, representa um momento de aprendizado e inspiração para todos os presentes”. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. 
 
Currículo
 
André Pepitone é servidor de carreira e ex-diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB), cursou especialização em Ciências Geotécnicas (também pela UnB) e MBA em Theory and Operation of a Modern National Economy, pela Universidade George Washington (EUA). Ele também participou do Program on Utility Regulation and Strategy, ministrado na Warrington College of Business, da Universidade da Flórida.
 
De maio de 2012 a maio de 2014, foi diretor da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar). Em março de 2015, assumiu a vice-presidência da Associação Ibero-Americana de Entidades Reguladoras de Energia (Ariae) e, em maio de 2018, foi eleito presidente da mesma associação, com mandato de três anos.
 
Serviço
 
Dia 21 de agosto, às 19h.
Endereço: Unioeste/Campus de Foz de Iguaçu. Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1.300, Loteamento Universitário das Américas.