Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Diretor de Itaipu visita Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Tamanho da letra
29/08/2023
Reunião na sede do Instituto, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação/INPI.
 
Na última segunda-feira (28), o diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha, visitou a sede do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), localizada no Rio de Janeiro (RJ), acompanhado do presidente do Instituto, Julio César Castelo Branco Reis Moreira. Também participaram da visita o superintendente da Universidade Corporativa de Itaipu (UCI), Ariel Scheffer, e a responsável pela Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia do Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), Isabella Villanueva de Castro Ramos. 
 
O encontro teve como objetivo ampliar o relacionamento entre as instituições, com foco no estímulo à cultura da inovação e propriedade intelectual na empresa e nos ecossistemas locais de inovação. Cursos, eventos e mentorias entraram na pauta. A intenção é avançar nas tratativas visando à assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Itaipu Binacional, PTI e o INPI.
 
Para isso, a nova diretoria da Itaipu pretende incrementar os incentivos ao desenvolvimento tecnológico, intensificar a produção científica dos(as) empregados(as), ajudar na disseminação do conhecimento para a comunidade e buscar melhorias de processo, aumentando, consequentemente, a produtividade no ambiente de trabalho. 
 
“Incentivar a inovação não é apenas um tema técnico. É também uma política de recursos humanos, é manter o entusiasmo dos empregados e empregadas pelo novo e pela inventividade. Certamente, essa reunião representará um marco dessa gestão, dando o pontapé em muitas mudanças em prol da empresa”, disse o diretor administrativo da Binacional. 
 
Segundo Ariel Scheffer, “investimentos em inovação e proteção da propriedade intelectual geram valor ao negócio e garantem reconhecimento dos empregados e das empresas inovadoras. Nesse sentido, o registro de marcas e patentes funciona como uma espécie de seguro dos esforços realizados em processos e produtos inovadores das empresas”.
 
Além das autoridades mencionadas, participaram da reunião a diretora executiva do INPI, Tania Cristina Lopes Ribeiro; o diretor de administração do instituto, Alexandre Lopes Lourenço; o diretor de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas, Schmuell Lopes Cantanhêde; o procurador-chefe, Antonio Cavaliere Gomes; e o assessor da diretoria executiva, Reinaldo Leite Paes Barreto.