Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Destino Iguaçu promove ação na capital paulista para atrair turistas
Tamanho da letra
12/04/2012

O Destino Iguaçu promove, na próxima terça-feira (17), uma grande ação no principal mercado emissor de turismo no País, a cidade de São Paulo. Voltado para os canais de distribuição de turismo, como operadoras e agências de viagens e organizadores de eventos, o Programa de Investimento Promocional de Foz do Iguaçu apresentará os principais atrativos turísticos da região e apontará os sete motivos que fazem de Foz do Iguaçu o melhor destino de lazer e eventos do Brasil.

A atividade na capital paulista marca o lançamento do Programa de Investimento Promocional de Foz do Iguaçu. A intenção é mostrar que o Destino Iguaçu, além de contar com as Cataratas, uma das sete maravilhas da natureza, oferece estrutura e as melhores condições para o turismo de eventos, de aventura, de compras e até para ocasiões especiais, como lua de mel ou comemorações familiares, entre outras opções que podem atrair públicos diferenciados.

O Programa de Investimento Promocional de Foz do Iguaçu será apresentado às 19h30, no Museu da Casa Brasileira. Participam o presidente do Fundo de Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), Gilmar Piolla, que é também superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional; o secretário municipal do Turismo, Felipe González; o presidente e o vice-presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Mauro Sebastiany e Enio Eidt, e o presidente do Sindihotéis, Carlos Silva.

Importância
 
Atrair os paulistanos é uma estratégia importante para o crescimento do número de visitantes em Foz do Iguaçu, que a capital paulista concentra quase 11 milhões de habitantes – a região metropolitana totaliza 19 milhões – e responde por mais de 12% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Se a capital paulista fosse uma unidade da federação, seria a segunda mais rica do país, superada apenas pelo próprio estado de São Paulo.

Depois de mostrar a importância da eleição das Cataratas do Iguaçu entre as Sete Maravilhas da Natureza, o que contribuirá para atrair mais visitantes que se encantam com belezas naturais, a promoção do Destino Iguaçu na capital paulista inclui a divulgação de materiais publicitários e um vídeo exaltando as outras atrações da região.

Como é voltado para um público especializado na venda de pacotes e na promoção de destinos turísticos, o evento vai mostrar aos operadores e agentes de viagens que Foz do Iguaçu é, antes de tudo, um bom negócio, e que a cidade conta com uma das maiores e melhores redes hoteleiras do Brasil, incluindo resorts de luxo e estações de águas termais.

Sete motivos fazem da cidade o melhor destino de lazer e de eventos: 1. Natureza em todo o seu esplendor, “com atrativos para o seu cliente nunca mais esquecer”; 2. Acesso fácil, por via aérea ou terrestre; 3. Infraestrutura moderna e pronta para receber diferentes públicos; 4. Roteiros personalizados, com passeios ou atrativos para cada perfil de consumidor; 5. Flexibilidade para negociação e oportunidades comerciais; 6. Treinamento e apoio para criação de roteiros personalizados; 7. Marketing e trade marketing, com suporte em ações cooperadas nos canais de vendas, imprensa especializada e mídia para o consumidor final.

Investimentos

O presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, falará sobre o Programa de Investimento Promocional de Foz do Iguaçu, promovido pela Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu, formada por Iguassu Convention & Visitors Bureau, Secretaria de Turismo, Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu e Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O programa visa justamente atrair mais visitantes e fazer com que permaneçam mais tempo em Foz do Iguaçu.
 
Piolla falará sobre os investimentos que estão sendo feitos para a melhoria da infraestrutura turística de Foz, principalmente a ampliação e reforma de hotéis e restaurantes, a recuperação do asfalto nas principais vias da cidade e a ampliação da rede de saneamento básico, entre outros, e anunciará projetos como a implantação de uma avenida às margens dos rios Paraná e Iguaçu, com a criação de novas alternativas de lazer para visitantes e moradores.
 
“Queremos fortalecer a nossa presença em São Paulo, que é o principal mercado emissivo turístico nacional e com isso aumentar o número de visitantes paulistas em Foz do Iguaçu e região”, reforçou Piolla.

As atrações

O vídeo que será mostrado aos participantes do evento reforça o que o Destino Iguaçu tem a oferecer para os diversos públicos. No lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, fortes emoções reservadas a quem fizer o passeio de barco do Macuco Safári, optar pelas aventuras do rapel no Cânion do Iguaçu ou pelo arvorismo com várias escalas de dificuldade. Pode-se, ainda, fazer passeios a ou de bicicleta em meio à vegetação exuberante do Parque Nacional do Iguaçu. Depois, para repor energias, é possível apreciar as delícias da gastronomia local no restaurante Porto Canoas, pertinho das quedas d’água.

Bem próximo à entrada do Parque Nacional do Iguaçu, outra boa opção de lazer e cultural é visitar o Parque das Aves, que mantém aproximadamente mil espécimes de 140 diferentes espécies, num show de cores e exotismo.

O lado argentino das Cataratas, no Parque Nacional Iguazú, é um programa que exige pelo menos mais um dia, para que o visitante possa curtir todas as atrações.

Foz do Iguaçu tem ainda a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia, a Itaipu Binacional, que pode ser visitada externamente, na Visita Panorâmica, ou conhecida em mais detalhes, no Circuito Especial, que permite chegar até perto do eixo de uma turbina em pleno funcionamento.

Itaipu tem outros atrativos, como o Ecomuseu, onde maquetes interativas contam a história da região e da construção da usina, e o Refúgio Biológico Bela Vista, que mantém animais ameaçados de extinção, como a onça-pintada, o maior felino das Américas, e a harpia, uma das maiores aves de rapina do mundo.

Turismo especial

Em Foz do Iguaçuque abriga mais de 70 diferentes etnias, templos de diversas religiões. Entre os mais visitados estão a mesquita muçulmana, uma das maiores do Brasil, e o templo budista.

Para o turismo de compras, o Destino Iguaçu conta com lojas nas três cidades de fronteiraFoz, Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). No Paraguai e na Argentina, para o público que aprecia jogos, cassinos de alto nível.

Atualmente, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu recebe diariamente mais de 25 voos, das principais companhias aéreas da América Latina.

Serviço:
Lançamento do Programa de Investimento Promocional de Foz do Iguaçu
Data: 17 de abril de 2012
Local: Museu da Casa Brasileira
Horário: a partir das 19h30