Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Destino Iguaçu em alta: Turismo de Itaipu tem o melhor feriado do ano
Tamanho da letra
20/11/2012

O feriado prolongado da Proclama鈬o da Rep炻lica foi o melhor do ano para os atrativos tur﨎ticos de Itaipu. Entre quinta-feira (15) e domingo (18), o Complexo Tur﨎tico Itaipu (CTI) recebeu 13.065 visitantes, 37% a mais que a expectativa de visita鈬o para a data, fixada anteriormente em 9.500 pessoas.
O movimento inesperado também superou em 42% a quantidade de visitantes do mesmo período do ano passadocrescimento maior do que o registrado pelo Parque Nacional do Iguaçu. Em 2011, o feriadão, também de quatro dias, levou 9.169 pessoas ao CTI.

Apenas no sábado (16), Itaipu recebeu 4.400 visitantes, o dobro da média histórica diária dos feriados. A data perde para a Sexta-Feira Santa de 2011, quando 4.623 passaram pelo CTI. Os dados não incluem visitas institucionais, técnicos-científicas ou as recebidas pela margem paraguaia de Itaipu. Os números são contabilizados a partir de 2007, quando iniciou a nova gestão do CTI.

O casal de turistas Margareth Serpa e João Rafael Gomes Batista, de São José dos Campos (SP), ajudou a engrossar esses números. No sábado, eles optaram por dois roteiros em Itaipu: a Visita Panorâmica e a Iluminação da Barragem. “Só não sabemos o que é mais lindo, se é conhecer a usina de dia ou visitá-la à noite”, disse Margareth, ao final do passeio. “Sempre sonhei conhecer Foz do Iguaçu e, agora que a conhecemos, queremos voltar daqui a seis meses. Fomos muito bem recebidos na cidade”, completou.

Historicamente, a folga da Proclamação da República costuma gerar movimento intenso nos atrativos de Foz do Iguaçu. Um dos motivos são as compras de Natal no Paraguai neste último feriado nacional do ano, segundo a gerente geral do CTI, Jurema Fernandes.

Mas as causas deste movimento recorde podem estar associadas a outros dois fatores: o feriado da Consciência Negra, celebrado em São Paulo em 20 de novembro, e ao bom momento do Destino Iguaçu, impulsionado ainda mais pela eleição das Cataratas como uma das Sete Nova Maravilhas da Natureza, em 2011.

“A boa imagem de Foz e região certamente tem trazido mais turistas à Itaipu. E, como nosso maior público é das regiões Sul e Sudeste, houve muita gente que emendou o feriado da Proclamação da República com o da Consciência Negra”, explicou Jurema Fernandes.

Com esta nova marca, Itaipu acumula uma visitação 5% superior ao ano passado, mesmo a 42 dias do fim do ano. Ao longo de 2012, passaram pelos atrativos da usina 411.642 pessoas. No ano passado, entre janeiro e dezembro, 390.592 turistas estiveram na binacional, recorde que havia sido superado antes mesmo deste feriado, no último dia 9.

No Parque Nacional do Iguaçu (PNI), o feriadão também superou a marca de 2011, com 33.494 turistas nos quatro dias, ante uma expectativa de 25 mil pessoas. O aumento foi de 24% comparado ao ano passado, quando 26.923 visitaram as Cataratas do Iguaçu. Por , o sábado também foi o dia de maior movimentação, com 11.253 turistas.

Nos dois atrativos, os líderes de visitação são os turistas brasileiros, situação comum não apenas em feriados nacionais como este, da Proclamação da República. Em Itaipu, eles corresponderam a quase 94% do total de visitantes desse último feriadão. No PNI, 77% do público era de nacionalidade brasileira.

No Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas, o movimento de passageiros ficou estável, se comparado a 2011. Nos quatro dias do feriadão, embarcaram e desembarcaram no terminal 20.959 passageiros. No ano passado, foram 21.218, uma variação de -1,22%. A situação comprova que a região tem sido escolhida também pelos moradores de cidades e estados mais próximos como uma opção de lazer.