Destino Iguaçu é dos mais procurados para a Copa, diz ministro Vieira
Tamanho da letra
14/06/2012
MesmoaindasemserconfirmadacomoumadassubsedesdaCopa do Mundo de Futebol, queacontece em 2014, Foz do Iguaçujádespontacomo um dos roteirosmaisprocurados do Brasilpara o período. Osturistasinteressados em conhecer o DestinoIguaçurespondempor 40% dasreservaspara a Copa.
A informaçãoé do ministro do Turismo, GastãoVieira(foto), queesteve em Foz do Iguaçunaaberturaoficial do da 7ª edição do Festival de TurismodasCataratas, nestaquarta-feiraànoite, no Rafain Palace Hotel, em Foz. O evento, quereúnemais de 6 mil pessoas, prossegueatédomingo.
No mesmodia, pouco antes daabertura do festival, o Ministério do TurismoanunciouFoz do Iguaçucomo o destinoindutormaiscompetitivo do Brasilfora de capitais. O títulodeveajudaralavancaraindamais o turismodacidade, quetemcomoprincipaisatrações as Cataratas do Iguaçu e a usinahidrelétrica de Itaipu.
O Ministériotemcomopolíticaincentivar o turismo nos destinosindutores. A promoção de eventos de divulgação, como o festival, porexemplo, ajudabastantenessaestratégia. Graçasaobommomentoeconômico, osbrasileirostêmviajadomais. “Esseseventosajudam a alavancar o setor. Fozmerece um papel de destaque e vamosajudarnapromoçãodesse destino”, disseViera.
O desafiohojeéfazer com que o visitantevolte e, paraisso, éprecisoinvestimentos no setor, especialmente, no de serviços. “Estamos de braçosabertosparaajudar a promoverFoz do Iguaçu, poisestaéumacidadeimportanteparatodo o cenário brasileiro”, concluiu o ministro.
Novosdesafios
Para o diretor-geralbrasileiro de Itaipu, Jorge Samek, a premiaçãoajuda a consolidar o DestinoIguaçu, quetemdaquiparafrente a missão de melhorar a infraestruturapararecebercadavezmaisturistas.
“Quemestácontente com 1,5 milhão de visitantesporano (ladobrasileirodasCataratas do Iguaçu), nãopercebeu o quantopodemoscrescer. Queremosdobrar e, porquenão, atétriplicareste número”, disseSamekdurante a abertura do Festival.
O turismo de Foz do Iguaçuéadministradoporumagestãointegrada, quereúneossetorespúblico e privado. Itaipuéumadasempresasâncoradessetrabalho. O desafio, agora é, além de melhorar a infraestrutura, ajudarnaelaboração de projetos, capacitação dos profissionaisdaárea e prepararosiguaçuensesparareceberbemosvisitantes.
A pesquisaqueapontouFoz do Iguaçucomomelhordestinofora de capitaisfoifeitapeloMinistério do Turismo, FundaçãoGetúlio Vargas (FGV) e Serviço de Apoioàs Micro e PequenasEmpresas (Sebrae). O DestinoIguaçuteve a melhor nota entretodosos 38 roteirosturísticosindutoresfora de capitais.
O Festival
Consagradocomo o segundomaiorevento do gênero do sul do País e presente no calendáriooficial do Ministério do Turismo, o Festival temcomoobjetivomostrar e falar do turismo de Foz do Iguaçulançandotendênciasàsorganizações de eventos de turismo do país.
“Duranteestestrêsdiasqueremosprovocarosagentes de viagens, gestorespúblicos, estudantes e participantes do Festival a debateremtodososaspectosenvolventessobre o turismo nacional”, afirmou o idealizador do evento, Paulo Angeli.
Ao final daabertura do evento, o diretor-geral Jorge Samekrecebeu o troféu "Amigos do Festival", entreguepelaorganização do evento. O prêmiotambémfoientregueaoministroGastãoVieira e aosecretárioestadual do Turismo, Faisal Saleh.