Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Curta Iguassu: voto popular escolhe "Me vê arroz com feijão"
Tamanho da letra
07/12/2012

"Me arroz com feijão" foi escolhido pelo público como o melhor filme do Festival Curta Iguassu 2012. O resultado da votação online foi divulgado nesta sexta-feira pela organização do evento na página do festival.  Para ver, basta clicar AQUI.

Ganhador do prêmio de melhor fotografia na votação técnica, que elegeu como melhor filme “Bicitáxi”, "Me arroz com feijão" deixou para trás outros quinze concorrentes. O curta mostra a realidade da região das três fronteiras pela face das moedas que circulam no comércio local.

O filme recebeu 329 votos. o segundo colocado, o filme “Lindo Color”, recebeu 277 votos. O festival de curta é promovido pelo Instituto Polo Iguassu e tem o patrocínio da Itaipu.

Passo a passo

Depois de passar pela avaliação dos técnicos, os curtas passaram para a etapa da votação online. Todos os filmes podiam ser assistidos e receber os comentários "eu curto" e "me gusta".

A escolha do vencedor se deu mediante voto aberto, na página oficial do festival, no youtube. O período de votação foi aberto às 23h59 do dia 3 de dezembro e terminou no mesmo horário do dia 5 de dezembro.

Segundo os organizadores, o curta teve 329 votos válidos de um total de 481 comentários “eu curto” na página do filme. Desses, 152 votos com descrição incorreta e 26 repetições foram anulados.

Produzido pela equipe Quati Preto e com o tema Fluxos, idas e vindas de muitas faces, o curta "Me arroz com feijão" somou mais de três mil visitas na página oficial do festival Curta Iguassu, no youtube.

Avaliação

Na avaliação de Paulino Motter, um dos idealizadores do festival, o nível de participação tanto dos produtores quanto do público foi bastante significativo.
A partir dessa primeira experiência, reiterou Motter, é possível aperfeiçoar o festival em vários aspectos, entre eles, a plataforma de votação. O mais importante desse projeto, afirma, é o fato dele ter sido interamente concebido e realizado por atores locais. “A vocação do Curta Iguassu é se estabelecer como um festival trinacional”.

O objetivo para 2013 deve ampliar a participação de produtores e cineastas amadores do Brasil, Paraguai e Argentina. A primeira edição do Curta Iguassu ocorreu entre 26 de novembro e 1º de dezembro, com mostras, oficinas de cinema e a etapa competitiva de cinema amador. Foram inscritos 218 maratonistas divididos em 38 equipes. O evento atraiu participantes de sete estados brasileiros e de outros três países: Paraguai, Argentina e Chile.

“O resultado desta primeira edição foi extremamente positivo, não apenas pelo número de inscritos, do público das oficinas e mostras realizadas mas, sobretudo, pela qualidade dos filmes produzidos”, afirmou o coordenador geral do Curta Iguassu, Moa Ferreira.

Disputa

Na maratona, os participantes tiveram que produzir um vídeo de até três minutos e meio, em um prazo máximo de 48 horas. Os temas foram sorteados às 16h de quinta-feira (29) e a entrega dos filmes ocorreu no mesmo horário, no sábado (1º).

A exibição pública foi feita também na noite de sábado, com o anúncio dos vencedores na sequência. O fim da maratona reuniu mais de 350 pessoas no Sandia Party Bar, em Foz do Iguaçu.

Pela ordem decrescente de classificação, os cinco filmes mais bem avaliados pelo júri foram: “Bicitáxi”, “Me arroz com feijão”, “Sacrossanta Confraria”, “Ndaipori mita” e “Tempoco”. Ganhador de melhor filme, “Bicitáxi” levou ainda o título de melhor roteiro e trilha sonora. “Sacrossanta Confraria” teve a
melhor direção e “Me arroz com feijão” foi a melhor fotografia do festival, conforme os jurados.

“As abordagens inteligentes das equipes sobre seus temas representam a diversidade desta fronteira. Na região, temos profissionais produzindo material audiovisual com muita qualidade e agora essas produções despontam nos festivais nacionais e internacionais”, avaliou Moa Ferreira.

O festival

O Curta Iguassu foi inspirado nos festivais de Braga e dos Estados Unidos, batizados com o nome Fast Forward (termo em inglês que significa reprodução acelerada de uma gravação). A principal premissa é estimular leigos na Sétima Arte a desenvolverem curtas-metragens em 48 horas.

Etapa futura

Atualmente, os festivais são realizados em Portugal, para onde irão os dois vencedores de Foz (Melhor Filme e Prêmio do Público), e na Irlanda.
Apoiadores

Em Foz, a edição regional do Fast Forward recebeu o apoio da Ancine, da Associação Cultural Velha-a-branca, de Portugal, dos Coletivos Fora do Eixo (Br), Jopara (PY) e Entre Fronteras (Arg), Associação de Cinema e Vídeo do Paraná, Secretaria Estadual de Cultura do Paraná, Sesc-PR, da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, entre outras instituições. Para saber mais sobre o Curta Iguassu, acesse http://noticiasfestival.blogspot.com.br/.

Ficha técnica
Direção e Fotografia: Rafael Bechlin
Produção: Maris Sampaio / Lili Cristalvo
Roteiro: Garon Piceli
Trilha Sonora: Wagner Vacca Verçosa
Som: Rudney de Paula Curta Lindo Color