Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Convênio entre Itaipu e CAIA atende mais de 800 pessoas em situação vulnerável
Tamanho da letra
25/03/2024
Uma parceria entre a Itaipu e a Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida vem garantindo o atendimento de 750 crianças e adolescentes e 90 idosos em situação de vulnerabilidade social por meio do projeto Centro de Atenção Integral ao Adolescente CAIA – Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários, de Foz do Iguaçu. Iniciado em novembro de 2021, o convênio prossegue até 2026. O investimento da Binacional é de R$ 2.292.883,04.
 
Fotos: Divulgação/CAIA
 
Inicialmente, a previsão era atender até 500 crianças, mas, devido à alta demanda, a instituição fez outras parcerias e conseguiu mais fontes de captação de recursos para ampliação do projeto, que prevê ações de orientação, de prevenção e de sensibilização, oferecendo atividades esportivas, culturais e socioeducacionais e atendimentos psicossociais, entre outros, aos participantes. 
 
O projeto atua nos polos dos bairros Portal da Foz, Jardim Canadá, Sohab, Jardim Novo Horizonte, Três Lagoas, Vila Bancários e no Porto Meira. Em todos os polos de atuação acontecem atividades esportivas e culturais, ações socioeducacionais, palestras temáticas (direitos, deveres, cidadania, formação profissional, educação sexual, saúde mental, dentre outras) e de orientação, rodas de conversa e oficinas diversas.
 
“Temos que ter compromisso com esses cidadãos e cidadãs que vivem praticamente à margem da sociedade, sem possibilidades de melhorar suas condições de vida. Podemos, com esse convênio, ao menos contribuir para que crianças e adolescentes tenham mais oportunidades fora da alçada do crime organizado, um dos grandes males do Brasil, hoje em dia”, afirmou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri.
 
O CAIA está localizado na região Sul de Foz do Iguaçu, próximo à fronteira com a Argentina, no coração da maior ocupação urbana do Paraná, a Comunidade do Bubas. A comunidade é formada por 32 bairros, somando um total de 40.826 mil habitantes, que ocupam cerca 8.055 edificações (residências, comércios, igrejas, associações, entre outros).
 
A região conta com 7.775 estudantes e aproximadamente 7 mil adolescentes. As famílias em geral possuem mais de quatro filhos, e a migração delas proporciona certa dificuldade no atendimento prestado a esta demanda reprimida e, muitas vezes, marginalizada.
 
 
Incêndio
Em agosto do ano passado, a sede da instituição pegou fogo e precisou ocupar provisoriamente a capela da entidade e outros espaços para desenvolver as atividades. Nos bairros, o trabalho itinerante continuou normalmente. 
 
Com nova ajuda de Itaipu, por meio de auxílio eventual, 60% da reconstrução da sede foi garantida. Outros 40% da construção foram bancados pela comunidade. A previsão é que a nova sede seja inaugurada em 10 de abril.
 
Segundo o coordenador do CAIA, Jacson Gatelli, a ajuda de Itaipu - tanto do convênio, como a extra -, são essenciais para a manutenção do projeto, “que é uma segunda casa para muitas crianças e adolescentes”.  A instituição contribui para a inserção, reinserção e permanência da criança e do adolescente no sistema socioeducacional, promovendo o acesso deles aos benefícios sociais, psicológicos  e educacionais ofertados pela rede de proteção do município.
 
A entidade
A Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida (SNCA), fundada em 23 de abril de 1997, é uma entidade sem fins lucrativos. A instituição iniciou suas atividades em duas congregações religiosas católicas da Itália, a Congregação dos Filhos da Imaculada Conceição e as Irmãs de Nossa Senhora Consoladora, que deixou de fazer parte da SCNA em 2019. 
 
A proposta é instituir, gerenciar e desenvolver programas e projetos sociais com ênfase nas áreas da saúde, educação, formação e assistência social, considerando o ser humano na sua integralidade, dentro de uma visão holística, como sujeito de direito e de autopromoção.