Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Congresso reúne especialistas em VE do Brasil e da Europa
Tamanho da letra
05/12/2011

Alguns dos principais especialistas em veículo elétrico e smart grid do Brasil e da Europa estarão reunidos em Foz do Iguaçu, de 6 a 8 de dezembro, para participar do 1º Congresso Paranaense de Veículo Elétrico. A iniciativa é do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).

Entre os nomes confirmados para o evento, está o do engenheiro alemão Cord Henrich Dustmann, da empresa Battery Consult. Dustmann é o consultor responsável pelo desenvolvimento da nova bateria de sódio avançada que vai equipar os protótipos do Projeto Veículo Elétrico (VE) – parceria de Itaipu, Kraftwerke Oberhasli AG – KWO e parceiros.

O coordenador do Projeto VE pela KWO, o suíço Helfried Max Ursin, também virá a Foz especialmente para o congresso. Ao lado de Dustmann e do coordenador brasileiro do Projeto VE, engenheiro Celso Novais, Ursin vai participar da mesa Veículos elétricos - Aspectos gerais Brasil e mundoàs 9h de quarta-feira (7).

"Este evento é um passo importante para o debate sobre um transporte mais limpo e sustentável, que une a vocação paranaense para a indústria automobilística com a nossa preocupação com o meio ambiente", afirmou o presidente da Fiep, Edson Campagnolo.

Programação

A abertura do congresso será às 18h de terça-feira (6) no Mirante Central da Itaipu. As discussões prosseguem na quarta e na quinta-feira (7 e 8), no Cineteatro dos Barrageiros, no PTI. "Queremos dar um panorama sobre como está o desenvolvimento do veículo elétrico no Brasil e no mundo e debater as questões de desenvolvimento industrial, preparação da mão de obra, tanto no segmento específico como em áreas afins, incluindo armazenamento de energia", explicou Celso Novais.

Segundo ele, o evento será também uma grande oportunidade de discussão e de troca de conhecimento para disseminar e incentivar projetos de veículos elétricos no Brasil e, especialmente, no Paraná. Para isso, foram convidados empresários do setor automobilístico, representantes do setor público, universidades e centros de pesquisa. Entre eles, profissionais do Lactec, BNDES, Finep e Eletrobrasentre outras instituições.

Empresas

Um dos painéis, Possibilidades de negócios no Brasil (às 11h de quarta-feira), reunirá representantes de três das maiores empresas automobilística instaladas no Brasil: Antonio Calcagnotto, da Renault/Nissan; Leonardo Cavaliere, da Fiat; e Fabio Maggion, da Mitsubishi.

Novais destacou que o congresso também terá como foco o futuro profissionalcomo alunos de cursos técnicos ou de Engenharia –, que terá a chance de atuar em um mercado em ascensão. "Temos que nos preparar para que, quando vier o boom (do carro elétrico), os profissionais estejam preparados."
 
Além das discussões, o participante poderá conhecer modelos elétricos que começam a ser comercializados nos principais mercados internacionais. A Nissan, por exemplo, prometeu trazer para o evento o Leaf, 100% elétrico; a Mitsubishi trará o i-Miev. Protótipos do Projeto VE, incluindo o Fiat Palio Weekend que rodou mais de 20 mil quilômetros entre os Estados Unidos e Foz do Iguaçu, também estarão em exposição.
 
Inscrições

As inscrições para o do 1º Congresso Paranaense de Veículo Elétrico são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no site do Fiep (http://www.fiepr.org.br/congressove). Mais informações com Marcelo Alves pelo telefone (41) 3901-1872 ou pelo e-mail marcelo.alves@sesipr.org.br.