Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Confirmados 80 países para Rio+20; Itaipu vai apresentar case do CAB
Tamanho da letra
13/03/2012

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou nesta segunda-feira (12), durante o 6º Fórum Mundial da Água, em Marselha, que 80 países confirmaram presença na Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que acontece em junho, no Rio de Janeiro. A água será um dos temas-chave do evento, que tem apoio da Itaipu e foi foco da última edição do Encontro Cultivando Água Boa.
   
O anúncio foi feito durante o debate “A Caminho da Rio +20”, do qual também participaram o presidente do Comitê Internacional do Fórum, Benedito Braga, o primeiro-ministro da Coreia, Hwang-sik Kim, o ministro francês Jean Leonetti, o secretário executivo da Rio +20, Brice Lalonde, e o presidente do Conselho Mundial da Água, Loïc Fauchon.
      
Os participantes falaram sobre os preparativos para o evento em cada país e o que se espera da reunião. A ministra comentou o orgulho do Brasil em receber um evento tão importante, do qual devem participar cerca de 50 mil pessoas. “O que queremos é construir pontes entre as diferentes nações que vão participar”, disse a ministra.
    
Para Izabella Teixeira, “a Rio +20 é uma conferência política, mas o que esperamos dela são resultados práticos e ações. Precisamos de ações, não de declarações, papéis, reuniões, de pessoas vindo de vários países só para conversar. Precisamos colocar as ideias em prática, porque as pessoas precisam comer, beber água, viver de forma sustentável nas cidades em todas as partes do mundo.”
     
Cultivando Água Boa rumo a Rio+20
      
O diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, acompanhou o painel sobre a Rio +20 e elogiou o discurso da ministra. “É exatamente disso que precisamos, de ações, de prática, de objetivos práticos. A Itaipu e a Eletrobras terão um ‘Dia da Energia’ durante a Rio+20, e vamos apresentar as soluções do Cultivando Água Boa durante o evento. Queremos contribuir para o sucesso desse evento global”, disse o diretor.