Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Conama 10: Brasil e Espanha vão reforçar parcerias ambientais
Tamanho da letra
22/11/2010

A cooperação em projetos na área de meio ambiente foi a tônica dos discursos das autoridades que participaram da abertura do Congresso Nacional do Meio Ambiente (Conama 10), na manhã desta segunda-feira (22), no Palácio Municipal de Congressos de Madri, na Espanha. O evento segue até sexta-feira (26) e pela primeira vez conta com um país convidado, o Brasil.
     
“O Brasil tem feito um grande esforço para compatibilizar o desenvolvimento e a geração de emprego e renda com a proteção do meio ambiente. É uma visão que temos em comum com a Espanha. Os dois países têm defendido posições semelhantes nos fóruns internacionais que tratam da temática ambiental”, afirmou o diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, que lidera a missão brasileira na capital espanhola.
   
A ministra do Meio Ambiente da Espanha, Rosa Aguilar, além de enfatizar o grande potencial de parcerias entre os dois países, ressaltou a necessidade de gerar “empregos verdes”, considerando a grave crise econômica por que passa a Europa – a Espanha, por exemplo, registra uma taxa de desemprego de 20%.
   
“Este é um momento que não podemos deixar passar, que é o de demonstrar a complementaridade e a sinergia entre as políticas econômicas e ambientais. Precisamos desenvolver um novo modelo, com novas tecnologias que contribuam na luta contra as mudanças climáticas”, afirmou Rosa.
   
Os conferências e debates do Conama abrangem nove temas: energia e mudanças climáticas, economia, questões urbanas: mobilidade e edificações, território e desenvolvimento rural, biodiversidade, água, qualidade ambiental, tecnologia e inovação, e sociedade.
   
Presença brasileira
   
O Fórum Hispano-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável corre paralelamente à programação do congresso e tem como temas as principais áreas com potencial de cooperação entre os dois países: energia, água e responsabilidade socioambiental.
   
O Brasil também está presente no estande que coleta opiniões dos participantes sobre os temas que eles gostariam de ver abordados durante a nova Cúpula da Terra, a Rio+20, que vai acontecer em 2012.
    
Atualmente, Brasil e Espanha já cooperam em projetos de gestão da água em períodos de escassez, na gestão de áreas costeiras e na prevenção de acidentes na exploração de petróleo no mar. “A tendência é aumentarmos essa cooperação em temas como áreas de preservação e biodiversidade, entre outros”, afirmou o afirmou o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, José Machado.
   
Manifesto
  
Na abertura do Congresso, o presidente da Fundação Conama, Gonzalo Exagüe, destacou a elaboração de um manifesto que tem como título o lema desta 10ª edição do Conama: agora, mais do que nunca. O manifesto é assinado por 116 organizações e foi lido durante a cerimônia. O documento pede urgência para ações práticas em relação à proteção da biodiversidade e à compatibilização de políticas econômicas, ambientais e sociais.
 
Para mais informações sobre o Conama 10, acesse www.conama10.es.