Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Comunidades Itamarã e Añetete celebram Dia do Índio
Tamanho da letra
16/04/2014

Termina nesta quarta-feira (16) a 8ª Semana Cultural Indígena do Tekoha Añetete e Tekoha Itamarã, em Diamante D’Oeste. As duas aldeias se uniram, na Escola Indígena Araju Porã, no Itamarã, para apresentar a estudantes e visitantes um pouco da cultura e das tradições indígenas. O evento começou na segunda-feira (14).

Diversas autoridades da região participaram da abertura da Semana Cultural. Entre elas, o cacique do Itamarã, Izario Karai Wass; o chamoy (xamã) do Itamarã, Onório Benites; João Alves, cacique do Añetete; Jerônimo Vogado, xamã do Añetete; o prefeito de Diamante D’Oeste, Renato Antonio Pereira; o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich; além de vereadores, secretários municipais, diretores e professores das escolas.

Os representantes indígenas agradeceram a todos pelo apoio e o incentivo à divulgação de sua cultura. Para o prefeito de Diamante D’Oeste, aprender com eles é o maior dos benefícios: “Os guaranis conviveram em paz com a natureza durante milhares de anos, utilizando-a sem destruí-la. Isso é sustentabilidade, e precisamos aprender com eles”, disse.

O diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, lembrou os avanços do Projeto de Sustentabilidade das Comunidades Indígenas, graças ao envolvimento de todos. “Hoje temos jovens indígenas na faculdade; há 20 anos, eles não tinham nem ensino básico. Ainda há muito a fazer, é claro, e faremos, sempre respeitando a autonomia da nação guarani e do subgrupo Avá Guarani”.
       
Festa

Diante dos olhos curiosos dos “caraíbas”, curumins e anciãos se uniram em roda para mostrar as danças, cantos e rituais passados de geração em geração há milhares de anos. Tudo em guarani, sua língua. Além disso, os visitantes puderam conferir trabalhos dos alunos, ver uma exposição de fotografia sobre o cotidiano indígena, pintar o rosto e comprar artesanatos.
        
Programação
      
Depois das comemorações no Tecoha Ocoy, o mês do Índio continua sendo celebrado com a feira cultural no Itamarã até o dia 16.  Na quinta-feira (17), um churrasco no Tekoha Añetete marca as comemorações do Dia do Índio (celebrado no Brasil em 19 de abril); outra comemoração acontece no dia 25 de abril, no Tekoha Itamarã. No dia 27 de abril está programada uma caminhada na natureza no Circuito Avá Guarani, para fechar as comemorações.