Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Comunidade do Ocoy abre a 11ª Semana Cultural Indígena
Tamanho da letra
17/04/2012

Representantes de São Miguel do Iguaçu, da Itaipu e de escolas municipais e estaduais prestigiaram nesta manhã de terça-feira (17), a abertura da 11ª Semana Cultural Indígena da Comunidade do Ocoy, localizada no município vizinho de Foz do Iguaçu. Até sexta-feira, a aldeia celebra as tradições dos povos guarani, com uma série de atividades como apresentação de coral e outras manifestações artísticas, exposição de artesanato e uma pequena mostra da riqueza da fitoterapia e medicina natural indígena. Diversas excurções escolares de municípios da região estão programadas para os próximos dias.

Para o líder da comunidade, o cacique Daniel, a semana é uma oportunidade de mostrar para os não-indígenas que os guarani têm sua organização, sua política e sua maneira de ser. “Também é bom para refletirmos o que aconteceu com o indígena nesses últimos 500 anos. Eram 1.500 povos com mais de mil línguas. Hoje, sobrevivem 220 povos com 180 línguas. Muitas culturas foram arrasadas. Temos que tirar dos livros de história que o Brasil foi 'descoberto'. estávamos aqui”, afirmou.

Muito do que se foi preservado da cultura indígena se deve à persistência da comunidade guarani, a maior população de índios da América do Sul. A região da Tríplice Fronteira é uma das principais concentrações dessa população. Segundo Daniel, a comunidade do Ocoy é hoje uma referência pela qualidade de vida que conquistaram. “Estamos mais organizados que os nossos irmãos da Argentina e do Paraguai”, disse.

Essa organização é que vem permitindo, em parceria com a Itaipu e a prefeitura de São Miguel do Iguaçu, investir em melhorias, como, por exemplo, a produção de alimentos. Segundo o líder, hoje, 40% dos alimentos que as 150 famílias do Ocoy consomem são produzidos pela própria comunidade. Porém, em breve, esse percentual deve chegar a 80%. “Um dos nossos principais objetivos é fortalecer a agricultura familiar indígena e a produção de peixes, para não depender do comércio de fora”, exemplificou Daniel.

O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, lembrou que, hoje, diante da maior crise socioambiental da história, é o homem branco, o colonizador, quem tem muito a aprender com o indígena. “Não teríamos essa crise se tivéssemos os mesmos valores, se víssemos a terra, a água e natureza como sagrados”, afirmou o diretor que também destacou os avanços do emprego de fitoterápicos no Brasil e na região. “Devemos o conhecimento sobre a utilização de muitas plantas medicinais aos indígenas. Graças a isso, hoje temos 35 postos do SUS que trabalham com fitoterápicos na região da BP3”, completou.      

Recorte de gênero

A Itaipu também foi representada no evento pelo coordenador do projeto Sustentabilidade das Comunidades Indígenas, João Bernardes, e pela gerente da Divisão de Ação Ambiental (MAPA.CD), Marlene Curtis, que destacou o papel das mulheres na preservação e difusão das tradições indígenas.

O prefeito de São Miguel do Iguaçu, Armando Luiz Polita, ressaltou a importância da Semana Cultural Indígena para celebrar os resultados da parceria entre a comunidade, a prefeitura e a Itaipu, e também para compartilhar experiências e divulgar a cultura guarani.

O Colégio Estadual Lúcia Alves, de Altônia, está entre os primeiros a visitar a Tekohá Ocoy neste ano. Segundo o professor Geraldo Banhara, de Geografia e História, é importante trazer os alunos para conhecerem a realidade dos indígenas. “Estamos justamente trabalhando conteúdos sobre a criação de reservas indígenas”.

A professora  de Artes Cristiane Meireles também faz parte do grupo e pediu que os alunos fizessem um pequeno documentário, com fotos e vídeos, sobre a comunidade do Ocoy. “É a primeira vez que estou em uma aldeia. Eu achava que eles [os indígenas] não preservavam mais essas tradições”, contou o aluno Sócrates Melisinas, 13 anos, dasérie.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Dilmar Tonis Mafalda, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Ivone Müller, a secretária de Cultura, Esportes e Turismo, Leilane Luzia Streppel Dorigon, o suprefeito do Distrito de Santa Rosa do Ocoy, Antonio Braun, a diretora do Colégio Estadual Teko Nemoiñgo, Cleonice Ricardi Fhey e o coordenador de Diversidade Indígena do Núcleo Regional de Educação, Adilson Manfrin.

Nesta terça-feira (17), a comemoração também acontece em Diamante d'Oeste, que recebe a 6ª Semana Cultural Indígena da Tekoha Itamarã.