Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Começam as obras do Centro de Treinamento de Foz do Iguaçu
Tamanho da letra
29/11/2013

O estádio do Flamengo Esporte Clube de Foz do Iguaçu está sendo preparado para se tornar o Centro de Treinamento de Seleções (CTS) da Copa do Mundo Fifa 2014.

As obras, que incluem reforma e ampliação dos vestiários, iluminação e adequação dos gramados aos padrões exigidos pela Fifa, estarão concluídas no prazo máximo de 90 dias, segundo Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu - entidade que coordena os trabalhos das adequações necessárias, conforme o projeto apresentado à Fifa.

De acordo com Piolla, pelo menos duas seleções já manifestaram interesse em fazer os treinamentos em Foz do Iguaçu, cidade que, pela localização estratégica, permitirá atender seis das 12 chaves que compõem a Copa do Mundo no Brasil.

O estádio do Flamengo está localizado no corredor turístico e perto dos principais hotéis da cidade. Entre todos os centros de treinamento já selecionados pela Fifa no Brasil, é o estádio mais próximo de um aeroporto.

Candidaturas

A Fifa havia aprovado as candidaturas de dois campos, apresentadas pela Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu – o do Flamengo e o do Hotel Iguassu Resort.

A opção pelo Flamengo foi pelo maior alcance social, já que o estádio é reconhecido como de utilidade pública há mais de 30 anos, abriga diversas competições esportivas e mantém uma escola de futebol de base para crianças e jovens que vivem em situação de risco.

Como contrapartida aos investimentos, o estádio assume uma série de compromissos, entre os quais o de permitir o uso do campo pela equipe local que disputará o Campeonato Paranaense e o Brasileiro de Futebol Feminino e, também, para a equipe que participará do Campeonato Paranaense de Futebol Sub-18 Masculino.

Parcerias

A execução dos projetos de melhorias no Estádio do Flamengo, para adequá-lo às exigências da Fifa, foi possível graças à parceria entre  empresas e instituições: Itaipu Binacional, Prefeitura, Fundo Iguaçu, Itamed, Tarobá Construções, Terraplanagem Imperador, Macuco Safari, Três Fronteiras Artesanato e Chocolate Caseiro, Enerluz e Flamengo Esporte Clube.

Gilmar Piolla afirma que essas parcerias “estão tornando esse sonho realidade. Vamos fazer um CTS de qualidade - e o que é mais interessante, a preço de custo”, conclui.