Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Com redução do vertimento, Itaipu passa a operar vertedouro na calha de menor capacidade
Tamanho da letra
10/11/2023
Nesta sexta-feira (10), a usina hidrelétrica de Itaipu fez uma manobra técnica para alterar a calha atualmente usada para o escoamento da água do vertedouro para outra calha, de menor capacidade. Segundo os técnicos da usina, a manobra se deve à redução do vertimento, que acompanha a tendência de redução da afluência à usina. 
 

Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional
 
A calha do vertedouro que estava aberta desde a quarta-feira (1º de novembro) era a esquerda (considerando o sentido do fluxo do rio), que exige vertimento mínimo de 1.400 metros cúbicos por segundo (m³/s), para que possa ser formado um “salto” ao pé do vertedouro. Esse salto é essencial para a segurança da estrutura do próprio vertedouro.
 
Com a redução do volume de água vertida, foi necessário alterar a calha utilizada e abrir as comportas da calha direita, que exige um vertimento mínimo de 700 m³/s para formar o “salto”. Dessa forma, não há comprometimento das estruturas. Nessa sexta-feira, o vertimento deve ficar por volta de 1.000 m³/s, oscilando de acordo com as necessidades operativas. A previsão é de que o vertedouro permaneça aberto até este domingo.
 
Com três calhas (esquerda, central e direita) e 14 comportas, o vertedouro tem a função de descarregar toda a água não utilizada para geração e que não pode ser armazenada no reservatório da usina. A capacidade máxima de descarga do vertedouro é de 62,2 mil m³/s, 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu. 
 
Produção
 
Também nessa sexta-feira (10), às 13h13, a produção acumulada de Itaipu desde o início do ano superou toda a geração de 2022, que foi de 69,9 milhões de MWh. 
 
E, nessa quinta-feira (9), a usina teve a maior geração diária no ano de 2023, de 277.586 MWh, energia suficiente para atender cerca de 165 mil residências por um ano.