Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Codefoz convida comunidade para discutir projetos prioritários para Foz do Iguaçu
Tamanho da letra
30/08/2023
Os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) vão deliberar sobre projetos estratégicos e prioritários de Foz do Iguaçu (PR) a serem apoiados pela Itaipu Binacional. A agenda Acelera Foz 2040 será discutida em reunião aberta para a comunidade nesta quinta-feira (31), às 18h, no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (prédio da ACIFI, na Rua Padre Montoya, 490, Centro).
 

Reunião do Codefoz. Foto: Divulgação/Codefoz
 
São propostas em infraestrutura, meio ambiente, sustentabilidade, cultura, inovação, economia, empregabilidade e outras áreas. Após aprovado, o documento com as propostas prioritárias será entregue pelo Codefoz para a direção-geral brasileira da usina, como demanda da cidade.
 
A proposição foi elaborada conjuntamente pelos setores público e privado representados no Grupo de Trabalho Estratégico (GTE), que reúne prefeitura, Câmara de Vereadores, empresários e sociedade civil. O GTE foi criado pela mesa diretora do conselho para ampliar o debate.
 
O Codefoz recolheu propostas da comunidade, de entidades e de conselhos de políticas públicas. O GTE pesquisou e analisou projetos, reuniu as proposições com referenciais técnicos já produzidos e também elencou ações de instituições governamentais e da sociedade civil.
 
O presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves, explica que são iniciativas principalmente de curto e médio prazos, com potencial de impulsionar a realidade socioeconômica da cidade. Todas as propostas irão compor um banco público de projetos de Foz do Iguaçu, destaca.
 
“Vamos apresentar à plenária o resultado de um trabalho intenso dos últimos meses, de muita análise e, sobretudo, diálogo”, expõe. “Além de entregar à Itaipu o desejo da cidade em investimentos e melhorias, teremos um formidável banco de projetos”, enfatiza Fernando.
 
Com isso, prossegue o presidente do Codefoz, concentra-se a destinação de parte dos recursos públicos para ações estratégicas e esperadas pela comunidade iguaçuense. E o módulo de projetos será um instrumento perene, que perpassará gestões e governos.
 
“Estamos trabalhando hoje olhando a Foz do Iguaçu que queremos em 2040. É isso que cabe ao Codefoz: reunir quem faz a cidade no dia a dia e fazer chegar os seus anseios aos espaços decisórios”, pontua. “É um esforço da cidadania e da coletividade que nos compete”, conclui Fernando Castro Alves.
 
Acelera Foz
 
A agenda de projetos atualiza as ações e a metodologia do programa Acelera Foz, implementado a partir de 2020 como instrumento de retomada econômica no contexto pandêmico. São eixos estruturantes aos quais estão vinculadas as propostas por áreas.
 
Entre os entes públicos no Grupo de Trabalho Estratégico, a prefeitura foi representada pelas secretarias de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário; Planejamento e Captação de Recursos; e Turismo e Projetos Estratégicos. Outras pastas atuaram pontualmente.
 
O Poder Legislativo integrou o GTE por meio da presidência e de uma bancada parlamentar que trata de temas afins ao desenvolvimento. A agenda Acelera Foz 2040 foi encaminhada ao gabinete do prefeito, que ainda recolheu novas proposições dos órgãos municipais.