Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Cerimônia no Itamaraty oficializa comissão permanente para a fronteira
Tamanho da letra
27/04/2011

A Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF) foi instalada nesta terça-feira (26), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, em cerimônia com a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek.

Além da comissão, também foram criados os núcleos regionais da CDIF do Paraná, que terá sede em Foz do Iguaçu, e do Amapá. A intenção é abrir, até agosto, núcleos regionais em todos os Estados que mantêm fronteiras com outros países.

Formada por 20 órgãos do governo federal e oito instituições convidadas, a comissão permanente e os núcleos regionais têm por objetivo propor e acompanhar a execução de políticas públicas para as regiões de fronteira, incluindo ações de desenvolvimento social e econômico e o combate à criminalidade e ao comércio ilegal de armas.

Jorge Samek lembrou que o debate sobre criação da CDIF avançou na última Reunião de Cúpula do Mercosul, realizada em Foz do Iguaçu, no final do ano passado, com a presença de 13 chefes de Estado.

Segundo ele, a iniciativa é importante para que as populações que vivem nas regiões fronteiriças sejam consultadas no processo de elaboração de política para o setor. “Os atores locais precisam ser ouvidos”, destacou Samek. “É a oportunidade de construir juntos, sem que a comunidade local seja surpreendida”, acrescentou.

No caso do Paraná, integram o comitê Itaipu, governo do Estado, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Sebrae-Paraná, superintendência regional da Receita Federal e coordenadorias das associações comerciais e empresariais do Oeste e do Sudoeste do Estado.

A coordenação do comitê e a forma de atuação serão definidas em reunião do grupo, que deve ocorrer nas próximas duas semanas. “O comitê é fundamental porque traz um olhar diferenciado para as regiões de fronteira. Vai contribuir com o olhar de quem vive na fronteira”, afirmou o assistente do diretor-geral, Joel de Lima.

Também participaram da cerimônia em Brasília o presidente eleito do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Elcio Zimmermann, que é prefeito de Entre Rios; o presidente da Associação do Sudoeste do Paraná, Clóvis Cucolotto, prefeito de São João; o secretário estadual de Turismo, Faisal Saleh; e o secretário de Infraestrutura, José Richa Filho – entre outras autoridades.

De acordo com dados do governo federal, a faixa de fronteira do País concentra 10% da população brasileira, distribuída em 588 municípios de 11 Estados que fazem fronteira com dez países.