Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Centro de Saberes passa fronteiras
Tamanho da letra
03/09/2009

O alcance da educação socioambiental promovida pelo Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata será ampliado neste segundo semestre, com o início de novos Círculos de Aprendizagem Permanente (CAPs) na região. Entre setembro e outubro de 2009, haverá o lançamento dos CAPs 3, na Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai. No quinto país da região, o Uruguai, o início deverá ocorrer no primeiro semestre do próximo ano.

 

Os CAPs são a principal metodologia de difusão de conhecimentos e práticas socioambientais utilizada pelo Centro de Saberes. A cada nível o número de participantes é ampliado, e os novos integrantes assumem o compromisso de transmitir a cultura da sustentabilidade a mais pessoas. A área de educação ambiental do programa Cultivando Água Boa, da Itaipu, trabalha com a mesma metodologia na Bacia do Paraná, área de influência do reservatório da usina.

Com os CAPs 3, que contam com metologias de ensino presenciais e a distância, 150 educadores ambientais (30 em cada país), serão preparados. A partir de então, eles serão tutores de 4.500 comunidades de aprendizagem que irão se formar até o final de 2010, trabalhando em diferentes comunidades e segmentos econômicos.
  
No Brasil, o CAP 3 terá início no próximo dia 30 de setembro, em Campinas. O diretor de Meio Ambiente e Coordenação da Itaipu e membro do Conselho Diretor do Centro de Saberes, Nelton Friedrich, fará nesta quinta-feira uma apresentação sobre a iniciativa na Unicamp, como parte dos preparativos para o lançamento.
  
Simultaneamente, o secretário executivo do Centro, Sandro Martinez Porro, e a assessora técnica Elizabeth Sbardelini apresentarão o projeto a três ministérios bolivianos. O lançamento do CAP 3 na Bolívia será em Santa Cruz de la Sierra, em outubro. Nesse mesmo mês, o processo formativo começará no Paraguai.