Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Celulares e notebooks vão voar em Foz do Iguaçu
Tamanho da letra
07/08/2009

Os celulares estão de volta ao Gramadão. Em outubro, tem a segunda edição do Campeonato Sul-Americano de Arremesso de Celular. E, desta vez, os aparelhos telefônicos não vêm sozinhos. Junto com os celulares será lançado o 1º Campeonato Mundial de Arremesso de Notebook. Os dois torneios acontecem na Semana da Segurança Empresarial de Itaipu e fazem parte das comemorações dos 35 anos da segurança e da própria Itaipu.

 


O arremesso de celular já faz parte do calendário esportivo de Foz do Iguaçu
Segundo o idealizador do campeonato, o agente de segurança Gabriel Antônio Campos Neto, o objetivo é chamar a atenção das pessoas sobre o problema ambiental gerado pelo acúmulo do lixo eletrônico. O torneio de arremesso de celulares foi inspirado em um outro que já acontece há dez anos na Finlândia. Mas o de arremesso de notebook é inédito no mundo, garante.

                    
“Quando o arremesso de celulares começou na Finlândia, as pessoas achavam loucura atirar para o ar um aparelho caro, mas hoje isso é bastante aceitável”, explicou Gabriel, “acredito que o mesmo pode acontecer com os notebooks”. Para ele, assim como celulares e notebooks, o importante é lançar a ideia. Simbolicamente, dez notebooks já foram coletados para serem arremessados no Gramadão, mas a organização do mundial aguarda inscrição.

 


Gabriel recebe a doação de alimentos na prova do   ano passado
Na primeira edição, 123 pessoas participaram do campeonato, arremessando seus celulares no Gramadão. Gabriel prevê a inscrição de 200 participantes este ano. As inscrições acontecem no dia do evento (3 de outubro) e custa dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados à instituição Mão Amiga.

                                         
Outra arrecadação será a de lixo eletrônico. Os carrinhos elétricos de Itaipu serão deixados em postos de arrecadação (redes de supermercado, postos de combustíveis) para coletar os eletrônicos descartados. O material arrecadado vai ser doado para a Cooperativa de Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu. Para ilustrar o acúmulo deste tipo de lixo durante nossa vida, uma equipe de engenharia de Itaipu está projetando um globo feito de lixo eletrônico.

 

Os torneios ocorrem da Semana da Segurança Empresarial e também contarão pontos para o campeonato interno de Itaipu. Nas comemorações dos 35 anos, a Banda da fundação cultural dará o tom musical. Um bolo de 35 metros será distribuído aos participantes.