Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Ceasa lança Campanha de Combate ao Desperdício
Tamanho da letra
02/07/2009

A Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa) lança nesta sexta-feira, dia 3, em Foz do Iguaçu, às 10h, a Campanha de Combate ao Desperdício 2009 "Sua Doação Pode Salvar Vidas". Na mesma solenidade, serão homenageados 70 produtores rurais e atacadistas que contribuem com doações de hortigranjeiros a entidades sociais do município.

   

A Itaipu Binacional é uma das parceiras da campanha, por meio do Programa Segurança Alimentar e Nutricional. Segundo Joel de Lima, assistente do diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, a ação da Ceasa vai ao encontro de uma das propostas do programa.
   

“Além de atuar em questões de direito à alimentação adequada, estimular o consumo de alimentos saudáveis, como por exemplo, verduras, frutas e legumes, a campanha foca no consumo com responsabilidade", diz Joel. E acrescenta: “o consumo responsável busca reduzir os resíduos, promove um ato de solidariedade com o próximo e evita acúmulo de descartes depositados desnecessariamente no meio ambiente”, avalia.

 


Um dos objetivos é estimular o consumo de alimentos saudáveis
Com esta campanha de caráter permanente, boa parte dos produtos, que iriam para o lixo, vai para a mesa de milhares de pessoas carentes. Os índices de reaproveitamento dos produtos doados chegam a 85%.

  

Homenagem

A homenagem é resultado do trabalho realizado pelos usuários da Ceasa no ano passado. Em 2008, eles repassaram 305.147 quilos de frutas, verduras e hortaliças a 105 entidades sociais da cidade. Foram responsáveis por reforçar, mensalmente, a dieta de 25 mil pessoas em estado de insegurança alimentar e nutricional.
   

Em 2009, de janeiro a junho, foram 270 toneladas entregues às 90 instituições cadastradas. Entre elas, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Legião da Boa Vontade (LBV) e Núcleo de Ação Solidária à Aids (NASA). Os alimentos destinados, são considerados de baixo padrão comercial, porém em boas condições de consumo.