Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Campanha defende direito à alimentação
Tamanho da letra
15/09/2009

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek participou nesta segunda-feira (14) do lançamento no Paraná da campanha "Alimentação, direito de todos" criada para estimular a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 047/2003, que trata do direito à alimentação.

 


Samek foi o responsável pela abertura oficial do evento e falou da importância das parcerias     
O evento, realizado no auditório do Museu Oscar Niemeyer, envolveu a exibição do filme "Garapa" de José Padilha e um painel de debates com autoridades vinculadas a questão da fome no País, entre elas o deputado federal Nazareno Fonteles, o diretor do Instituto Brasileiro de Análises Econômicas (Ibase), Francisco Menezes e a presidente da seccional paranaense do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea/PR), Silvia Rigon.

       

Responsável pela abertura oficial do evento, Samek falou para um auditório lotado sobre a importância de firmar parcerias, a exemplo da participação da Itaipu no Consea, que incentivem a inclusão da temática da fome na agenda parlamentar e estimulem a discussão pela sociedade brasileira.

  

"Nós da Itaipu temos o privilégio de contar com parcerias extraordinárias com governo federal, sindicatos e movimentos sociais para a construção de uma política de atendimento às pequenas propriedades, assentamentos e incentivo à prática de agricultura orgânica numa grande rede voltada ao atendimento das necessidades básicas no Estado e construção de um País mais justo e igualitário", disse Samek. Em seguida foi feita a exibição do registro feito pelo premiado diretor de "Ônibus 174" e "Tropa de Elite".
   


Cartaz de "Garapa" mostra criança tomando o 'reforço alimentar' à base de água e açúcar
O filme, lançado neste ano, é resultado de mais de 45 horas de gravação feitas em 2005 com três famílias do interior cearense que revelam suas dificuldades para sobreviver em meio a situação de pobreza extrema. Diante da escassez de alimento, dinheiro e trabalho as mães utilizam a garapa - mistura de água e açúcar que dá título ao filme - para substituir o leite e alimentar os filhos pequenos.

   
Segundo o diretor do Ibase, Francisco Menezes, assim como a comunidade do Ceará, 11 milhões de brasileiros ainda vivem em situação de vulnerabilidade alimentar, ou seja, não têm garantidas as refeições diárias de qualidade mesmo recebendo apoio do governo.
        
O drama real, exibido em preto e branco e sem o recurso de trilha sonora, se tornou símbolo da campanha do Consea em favor da PEC que pretende incluir o direito à alimentação entre os direitos sociais estabelecidos no Artigo 6º da Constituição Federal. A proposta já aprovada em dois turnos no senado federal aguarda a apreciação da câmara o que, segundo o deputado federal Nazareno Fonteles, da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, deve ocorrer até o dia 16 de outubro quando se comemora o dia mundial da alimentação. 

 

"Ações como essas são necessárias para mobilizar a opinião pública em prol da aprovação e torná-la instrumento de cobrança para a execução de medidas efetivas por parte dos governos, diretores de escolas e demais envolvidos", afirmou Nazareno.
               
No Paraná, a campanha recebeu apoio de representantes do governo do Estado, Assembléia Legislativa, Universidade Federal do Paraná, Conselho Regional de Nutrição e demais interessados em auxiliar o Consea na promoção de políticas emergenciais e estruturantes. “É importante reconhecer que tanto os desnutridos quanto os obesos, tão comuns no Sul do País, são frutos da má conduta alimentar a que nossa sociedade está submetida”, alertou Silvia. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer a participação da Itaipu no patrocínio e na promoção das discussões no Estado.     
     
As mobilizações em favor da aprovação da PEC continuam nesta terça-feira, em Foz do Iguaçu, às 19h30, no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu Binacional, que promove mais uma rodada de discussões em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná.