Responsabilidade Social
Campanha combate exploração sexual de crianças e adolescentes
03/06/2014
Às vésperas da Copa do Mundo, a Itaipu e parceiros lançaram, nesta terça-feira (3), uma campanha trinacional de combate à violência infantojuvenil, que tem como madrinha a apresentadora Xuxa Meneghel. Esta também é a primeira campanha engajada pela Fundação Xuxa que tem como foco de atuação outros países, além do Brasil. As peças com o tema “Violência Infantojuvenil – Use sua voz para calar esta injustiça” serão divulgadas em rádios, revistas, jornais e TVs, além de espaços públicos e aeroportos, das cidades irmãs de Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad Del Leste (Paraguai) e Puerto Iguazu (Argentina). A circulação começa em dia 9 de junho, três dias antes da abertura do Mundial. O evento deve atrair mais turistas à região de Foz, que sedia um dos Centros de Treinamentos de Seleções da Copa. Para atingir esse público estrangeiro, o material da campanha também foi feito em inglês, espanhol, português e guarani. O lançamento ocorreu no Cineteatro dos Barrageiros, no Parque Tecnológico Itaipu. O diretor técnico executivo de Itaipu, Airton Dipp, e o assessor de Responsabilidade Social da margem direita, Victor Baez Acosta, representaram os diretores-gerais da empresa. O cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu, Alberto Coto, e o representante do ministro da infância e adolescência do Paraguai, Eduardo Sosa, participaram da solenidade. Representantes da Fundação Xuxa e autoridades dos três países – além de mais de uma centena de jovens – estiveram da cerimônia, na qual foram exibidas as peças da campanha. Na sequência, foi apresentada o resultado da pesquisa sobre a situação de adolescentes e jovens na tríplice fronteira. O estudo é da Unioeste, em parceria com o Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu. “Não temos poucos meninos e meninas sendo explorados sexualmente. Isso só certifica que precisamos mobilizar a sociedade para esse tema e a campanha tem esse objetivo”, disse Ana Paula Rodrigues, coordenadora do Programa de Redes e Incidência Política da Fundação Xuxa Meneghel. Voz contra injustiça A imagem de Xuxa ilustra o material que tem como símbolo uma mão sobre as cores das bandeiras das três nações e cujo mote é “Use sua voz para calar esta injustiça”. Para isso, traz os telefones de denúncia desse tipo de exploração nos três países: Disque 100, no Brasil; 147, Fono Ayuda (no Paraguai); e Línea 102 (Argentina). A parceria foi acertada em novembro de 2013, quando a apresentadora esteve na Itaipu, a convite do PPCA. Responsabilidade social O material foi concebido sem custo aos parceiros pela Competence, agência de comunicação. A distribuição das peças gráficas e da veiculação ainda será definida, numa reunião entre os parceiros em Itaipu. A expectativa é que novos parceiros também possam surgir e ajudar na divulgação da campanha. Efeito duradouro Apesar a proximidade do Mundial, a campanha terá caráter permanente e deve ser reforçada ao longo do ano. Para Eduardo Sosa, a iniciativa contribui para elucidar que violência contra a criança, ainda que praticada dentro de casa, é assunto de todos. “Temos que mudar a noção cultural sobre isso. E a forma é a sensibilização”, afirmou o representante do governo paraguaio. Mobilização em rede A ação também está em consonância com outras iniciativas nacionais de recrudescimento do combate à violência contra a infância e à juventude. No último dia 21, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que transforma a exploração sexual de criança, adolescente ou pessoa vulnerável em crime hediondo, inafiançável e sem direito à anistia. No mesmo dia, o Projeto de lei do Executivo (PL 7672/10), a Lei Menino Bernardo, foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. O texto segue agora para o Senado, também tem apoio da Fundação Xuxa. Em Foz do Iguaçu, uma outra campanha de mídia contra a exploração de menores de mídia foi lançada no último dia 15, pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, e pelo presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli. A iniciativa faz referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio. Na ocasião, Samek e James Spalding, diretor-geral paraguaio, assinaram um protocolo para combater o problema nos municípios da Bacia do Paraná 3, no Projeto Brasil+Criança. No evento desta terça-feira, a representante da Frente Nacional de Prefeitos e presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba, Márcia Oleskovicz Fruet, apresentou a campanha "Não Desvie o Olhar", de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, lançada na capital na última semana. |