Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Café colonial abre Semana Nacional do Alimento Orgânico
Tamanho da letra
25/05/2011

Neste sábado (28), a partir das 19 horas, o projeto Vida Orgânica, da Itaipu, promove Café Colonial Orgânico no CTG Charrua, em Foz do Iguaçu. O evento abre as festividades da Semana Nacional do Alimento Orgânico, de 28 de maio a 4 de junho, e é resultado de uma parceria entre a Itaipu, a Cooperativa da Família (Cooperfam) e o CTG Charrua.

Os convites custam R$ 20; crianças com menos de sete anos não pagam e, de 7 a 10 anos, pagam R$ 10. Foram colocados à venda mil ingressos, que podem ser adquiridos na Associação de Moradores da Vila A (Amva, 45-3520-5055) ou no CTG Charrua (45-3522-2555).

A mesa será composta por 40 produtos, como pães, leite, sucos, queijos, bolos, bolachas e linguiças. Todos os alimentos são produzidos e transformados pelos agricultores associados à Coorperfam. Eles também serão responsáveis por servir os produtos no dia do evento.

Além da mesa de produtos orgânicos, outra atração será o cantor de música gaúcha Valdomiro Garcia. Segundo o coordenador do Projeto de Agricultura Orgânica do Programa Cultivando Água Boa, João José Passini, além de o evento divulgar a importância dos alimentos orgânicos, “as pessoas irão pagar pouco para comer produtos saborosos e saudáveis”.

Por que o orgânico

Passini ressalta ainda que o alimento orgânico, além de saudável para quem consome, é sustentável para o meio ambiente. “Ele é livre de agrotóxico, por isso preserva a natureza e só faz bem ao ser humano”.

Segundo Passini, o Café Colonial Orgânico tem três objetivos principais. “Primeiro, divulgar a importância dos alimentos orgânicos. Segundo, mostrar que essa agricultura é totalmente sustentável. Terceiro, que a produção desses alimentos fazem parte de uma economia solidária, que envolvem os agricultores da Cooperfam”.

A cooperativa

O Cooperfam tem sede em Marechal Cândido Rondon e é formada por agricultores familiares de 12 municípios do Oeste do Paraná. Toda a renda do Café Colonial será revertida para as quase 30 famílias envolvidas no evento.