Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
CAB 2013: equidade de gênero também contribui para a sustentabilidade
Tamanho da letra
22/11/2013

As relações igualitárias entre homens e mulheres também integram os preceitos da sustentabilidade, modelo baseado em uma sociedade justa, ecologicamente correta e de economia viável.

Para mostrar como a falta de equilíbrio afeta ao menos um desses pilares, a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, apresentou o programa de equidade de gênero desenvolvido há dez anos pela Itaipu.

A participação ocorreu durante o Encontro do Cultivando Água Boa, nessa quinta-feira (22), no Hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu, ocasião na qual foram homenageadas 13 mulheres da Bacia do Paraná 3 (BP3) - entre elas, a própria Margaret Groff.

Se na Itaipu há desafios como ampliar a participação feminina no quadro de empregados, no trabalho rural a desigualdade é reforçada por estereótipos. No campo, é comum encarar o trabalho do homem como “pesado” e, o da mulher, como serviço “leve”. "É dentro da vida afetiva que podemos construir uma sociedade melhor. Temos que reaproximar o mundo feminino do masculino, nas relações de trabalho e no ambiente familiar”, disse Margaret Groff.

Ao público, formado por centenas de pessoas – entre elas muitos produtores rurais da BP3 – a diretora também apresentou o Prêmio WEPs Brasil 2014 – Empresas empoderando mulheres, promovido pela Itaipu Binacional para reconhecer outras instituições, das pequenas às grandes, que também sem preocupam com o tema. As inscrições estão abertas até 13 de dezembro, pelo site www.premiowepsbrasil.org.

“Uma empresa que quer ser sustentável precisa também ser sustentável na relação entre homens e mulheres”, disse Moema Viezzer, ativista e consultora de Itaipu desde o início do programa. “No começo, parecia que tínhamos um trabalho quase impossível em uma empresa patriarcal. Hoje, com tudo feito nos últimos anos, Itaipu se tornou referência em equidade de gênero”.

Após a apresentação, o diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich, entrevistou alguns presentes sobre a participação de cada um no Programa Cultivando Água Boa. Em algumas famílias, todos os integrantes são engajados nos projetos do CAB.