Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Brasileiros dominam segundo dia do rafting
Tamanho da letra
11/10/2014

Pelo segundo dia consecutivo, os brasileiros dominaram as disputas do Campeonato Mundial de Rafting R4, em Foz do Iguaçu. Neste sábado, 11, as equipes do Brasil conquistaram o título do slalom nas categorias sub-19 e sub-23 masculinos e também na categoria sub-19 feminino, disputadas no Canal Itaipu, da usina hidrelétrica de Itaipu.

Neste domingo, 12, será disputa nas corredeiras do Rio Iguaçu, logo abaixo das Cataratas, a prova decisiva do campeonato. A descida definirá os novos campeões mundiais nas categorias youth (sub-19) e júnior (sub-23). Participam da competição cerca de 300 atletas de 19 países.

O Canal Itaipu, tradicional local da Canoagem Brasileira e um dos três canais artificiais de canoagem localizados no hemisfério Sul, onde ocorreram as provas de sexta-feira e sábado, foi bastante elogiado.

O canoísta Arnold Baumann, da equipe austríaca sub-23, é categórico: "O Canal Itaipu é o melhor lugar onde treinei até hoje". E elenca os motivos para tantos elogios: "O local, além de muito bonito, exigiu um nível técnico alto".

Nas provas de slalom, os brasileiros tiveram a vantagem de já conhecerem o Canal Itaipu e foram destaque pelo segundo dia consecutivo do campeonato. No sub-19, os brasileiros venceram com o tempo de 3:00.82, seguidos de perto pelos russos, que marcaram 3:02.27. O bronze ficou com os eslovacos, com o tempo de 3:19.05.

 

No sub-23, a equipe brasileira fez uma descida praticamente perfeita, marcou o melhor tempo entre todas as categorias de hoje (2:53.09) e garantiu o ouro. A prata ficou com os colombianos, com 3:02.15 e o bronze com os tchecos, que marcaram 3:10.95.

Para Ângelo Eduardo, da equipe brasileira Sub-23 Masculino, a preparação para competir no Mundial no Brasil começou há um ano. "Treinamos muito forte para chegarmos preparados e conquistar este título para o Brasil".

 

Nas categorias femininas, domínio do Brasil no sub-19 e da República Tcheca no sub-23. No sub-19, as meninas do Brasil garantiram o título da prova de slalom com o tempo de 4:28.95, seguidas pelas neozelandesas, com 4:48.24, e pelas australianas, com 4:51.55. No sub-23, as tchecas garantiram o ouro no slalom, com a marca de 3:49.98, à frente das brasileiras, com 4:24.98, e das russas, com 4:34.03.

 

 

Transmissão ao vivo

O evento é transmitido ao vivo pela internet na página oficial da Confederação Brasileira de Canoagem (www.canoagem.org.br) e no site da Federação Internacional de Rafting (www.internationalrafting.com).

 

Já durante os dias 17 e 18 de outubro, datas das provas de head to head e slalom das categorias sênior e master, o evento será transmitido ao vivo nos canais SporTV, das 11 às 13h.
 

 O evento é organizado pela Federação Paranaense de Canoagem, em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem e a Federação Internacional de Rafting. As provas são patrocinadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Itaipu Binacional e Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com o apoio do Macuco Safari, Sistema Unimed e Seguros Unimed.

 

 

Site Oficial: www.foz2014.org.br

 

Resultados: http://www.canoagem.org.br/evento/resultados/eventos_id/585

 

Fotos em alta resolução: https://www.flickr.com/photos/canoagembrasileira

 

Live Streaming: http://new.livestream.com/itaipu/CANOAGEM

 

Facebook: https://www.facebook.com/canoagembrasileira

 

Coverage in English: http://raftingchampslive.wordpress.com