Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Brasileiro e queniana vencem Maratona de Foz
Tamanho da letra
28/09/2009

O pernambucano Marcos Antônio Pereira foi o campeão da 3ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, realizada na manhã deste domingo, 27. O atleta da cidade de Garanhuns, norte de Pernambuco, completou o percurso de 42 quilômetros em 2h23m. Entre as mulheres, a queniana Jaqueline Jeroth Chebor conquistou o título com a marca de 2h52m6s.    

 


Marco Antônio Pereira foi o campeão da prova
Paralelo à maratona, a cidade recebeu o Circuito Sesc Caminhada e Corrida de Rua, com a participação de 462 competidores, entre os quais 52 colegas da empresa. A prova aconteceu dentro do Parque Nacional do Iguaçu, em um trajeto de 11,5 quilômetros. 

    

A corrida integrou ainda as atividades organizadas pela usina em comemoração aos 35 anos da Superintendência de Segurança Empresarial.  O primeiro colocado do Circuito Sesc foi Andre Cloves Herther, de Ijuí, no Rio Grande do Sul. Na categoria feminina, Olivia Ravanelo, do município de Guarapuava (PR), garantiu a vitória.
  

Maratona Internacional

 


Passagem dos corredores em frente ao vertedouro     de Itaipu
A competição teve início pontualmente às 7h, com largada no mirante central e chegada próxima ao Restaurante Porto Canoas,  dentro do Parque Nacional do Iguaçu. 

    

Ao todo, 570 atletas do Brasil e do exterior participaram da prova, que já integra o calendário esportivo nacional de corridas de rua.  “A ideia é aliar o esporte à natureza, estimulando o atletismo e promovendo o turismo da cidade”, disse o diretor do PNI, Jorge Pegoraro.    

Segundo ele, as provas de corrida de média e longa distância realizadas em Foz (Internacional e Meia Maratona das Cataratas) não apenas fortalecem o destino turístico, mas também ajudam a lançar e a divulgar um novo cenário esportivo no país. “Certamente são outros importantes e imponentes atrativos do nosso destino turístico”, ressaltou.
     

Circuito Sesc

 

O Circuito Sesc Caminhada e Corrida de Rua contou com a participação de vários colegas de Itaipu. A assistente Lilian de Oliveira, 48, marcou presença, depois de cinco meses de período de treinamento.  “Foi um sonho participar do circuito”, disse. E completou: “Sempre fiz ginástica, esporte, e tinha muita vontade de correr nesse tipo de prova”, declarou.
    

Outro atleta da casa foi o engenheiro civil Adolfo Monges, 52, que participou pela primeira vez da prova. “É uma brincadeira (a corrida) que une os funcionários”, disse. Já para analista de sistemas Débora Bertasi Jordão, “esta é uma boa oportunidade para aproveitar a natureza e exercitar o corpo”. Ela participa da corrida pelo terceiro ano consecutivo. 
    
O superintendente da Segurança Empresarial, coronel Rogel Habib Zattar (foto), destacou o significado da corrida. “A prova representou a união da equipe, a interação e a força de vontade dos colegas de trabalho. Essa competição significa ainda a importância do esporte e da natureza, responsáveis pelo fortalecimento do nosso grupo”.
        

A 3ª Maratona Internacional e o Circuito Sesc Caminhada e Corrida de Rua são uma iniciativa do Sesc Paraná (integrante do Sistema Fecomércio), Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu e Prefeitura de Foz.