Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Brasil vence Canadá na estreia da Copa Tuto Marchand
Tamanho da letra
24/08/2011

O público compareceu e a seleção brasileira retribuiu. A estreia do time comandado pelo técnico Rubén Magnano no Torneio Internacional Eletrobras de Basquete Copa Jenaro Tuto Marchand 2011, na noite desta quarta-feira (24), no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, foi uma aula de basquete. Em especial, de um dos principais fundamentos do esporte: a defesa.

A seleção fechou o jogo com placar elástico, de 88 a 72, mas poderia ter sido mais. Para se ter uma ideia, no primeiro quarto de jogo os canadenses converteram apenas uma única cesta – o placar parcial foi de 24 a 2. Um passeio. No segundo quarto, a diferença chegou a 31 pontos – 43 a 12 para o Brasil.

A superioridade foi tamanha que no segundo tempo Magnano mexeu bastante na equipe para experimentar novas formações. O armador Marcelo Huertas, um dos melhores em quadra, cedeu lugar para Rafael Luz – que entrou muito bem – e, depois, para Welington dos Santos.

No tempo final, o Canadá equilibrou o jogo, diminuiu a diferença, mas nada que ameaçasse a vitória. O pivô Tiago Splitter, que joga na NBA, a principal liga de basquete dos Estados Unidos, jogou muito e mostrou que está recuperado da contusão recente na coxa direita.

“No basquete moderno uma boa defesa é a base de qualquer vitória. E foi assim que a gente começou o jogo, muito focado na defesa, sem deixar eles terem arremessos cômodos. E aí a porcentagem deles [já no primeiro quarto de jogo] foi baixa”, afirmou Tiago – um dos cestinhas do Brasil na partida, com 14 pontos, ao lado do pivô Rafael.

O ala Marcelinho usou a mesma linha de raciocínio para avaliar o jogo. “Antigamente se jogava muito parado [na defesa], e hoje a gente sabe que o caminho é deixar o adversário o mais desconfortável possível. Ainda mais com a nossa característica de jogo, que é a velocidade”, comentou. “Então o contra-ataque sai depois de uma boa defesa, de um rebote defensivo. E o Canadá sentiu isso. A gente não deixou eles jogarem à vontade e o resultado foi esse”.

Na coletiva de imprensa realizada após o jogo, o técnico Rubén Magnano elogiou o trabalho do grupo, destacou a parte defensiva e a aplicação tática da equipe. Mas fez questão de dar o mesmo peso para os dois principais fundamentos do esporte. “Não é que seja mais importante [a defesa]. O basquete são dois momentos, defesa e ataque. Pessoalmente, acho importante dar valor aos dois aspectos”, afirmou.

O Brasil volta à quadra nesta quinta-feira, às 21h15, contra a República Dominicana – com transmissão ao vivo pela SporTv. Na sexta-feira, fecha a participação na Tuto Marchand contra Porto Rico, também às 21h15. O torneio tem apoio da Itaipu Binacional e é o último teste da seleção antes do pré-olímpico, que será realizado de 30 de agosto a 11 de setembro em Mar del Plata, na Argentina.