Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Brasil ganha da Argentina e define lista para os Jogos de Londres
Tamanho da letra
13/07/2012

Foi uma final digna do clássico Brasil x Argentina: jogo difícil, truncado, disputado lance a lance, com momentos de tensão e até empurra-empurra. Mas, cronômetro zerado, prevaleceram a garra e a técnica dos brasileiros.

O time comandado pelo técnico Rubén Magnano derrotou os argentinos por 91 a 75, na noite desta quinta-feira (12), na final do torneio Super 4 Eletrobras de basquete masculino, disputado no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. O evento teve o apoio da Itaipu. Após o jogo, Magnano divulgou a lista dos 12 jogadores que vão disputar os Jogos Olímpicos de Londres, que começam no final do mês.

A vitória em Foz do Iguaçu foi um troco à derrota brasileira na final do Super 4 disputado na semana passada, em Buenos Aires, quando os argentinos venceram por 80 a 76. , houve muita reclamação contra a arbitragem e o placar foi apertado; aqui, o Brasil atropelou.

O cestinha da partida foi o pivô Tiago Splitter, com 19 pontos, 8 rebotes e 5 assistências. O armador Marcelinho Huertas, capitão da seleção brasileira e jogador do Barcelona, foi considerado o melhor da competição.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, fez a entrega das medalhas aos campeões do Super 4 Eletrobras. A holding é a patrocinadora oficial das seleções brasileiras de basquete. O prefeito da cidade, Paulo Mac Donald Ghisi, entregou o troféu ao capitão Huertas.

Convocação final

Ainda na madrugada desta sexta-feira, em Foz do Iguaçu, o técnico Rubén Magnano definiu a lista dos 12 convocados que vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. De acordo com texto divulgado no site da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), o ala-pivô Augusto Lima foi o último jogador a ser liberado do grupo. O ala Matheus Dalla, convidado para treinar com o time, também foi liberado.

Última fase

Os jogos em Foz do Iguaçu foram os últimos no Brasil na fase de preparação para as Olimpíadas. O time embarca nesta sexta-feira (13) de Foz para São Paulo e, no sábado (14), segue para Washington (EUA).

No dia 16, o Brasil faz um amistoso contra os Estados Unidos, em rodada dupla com a seleção feminina. Na sequência, disputa um triangular em Estrasburgo (França) contra os donos da casa e a Austrália.

A entrada na Vila Olímpica, em Londres, está prevista para o dia 23. A estreia na Olimpíada está marcada para o dia 29, contra a seleção da Austrália. Na primeira fase o Brasil também vai enfrentar a Grã-Bretanha (dia 31), a Rússia (dia 2 de agosto), a China (dia 4) e a Espanha (dia 6).

Os 12 convocados:

Marcelo Magalhães Machado “Marcelinho” – Ala - 37 anos – 2,00m – C.R. Flamengo (RJ);

Raul Togni Neto “Raulzinho” – Armador- 19 anos – 1,85m – Lagun Aro (ESP);

Caio Aparecido Da Silveira Torres – Pivô - 25 anos – 2,11m – C.R. Flamengo (RJ);

Larry James Taylor Jr – Armador - 31 anos – 1,85m – Bauru (SP);

Alex Ribeiro Garcia – Ala/Armador - 32 anos – 1,92m – Brasília (DF);

Marcelo Tieppo Huertas – Armador – 28 anos – 1,91m – FC Barcelona (ESP);

Leandro Mateus Barbosa “Leandrinho” – Ala/Armador - 29 anos – 1,92m – NBA Free Agent;

Anderson França Varejão – Ala/Pivô - 29 anos – 2,11m – Cleveland Cavaliers (NBA);

Guilherme Giovannoni – Ala/Pivô - 32 anos – 2,04m – Brasília (DF);

Maybyner Rodney Hilario “Nenê” – Pivô - 29 anos – 2,11m – Washington Wizards (NBA);

Marcus Vinicius Vieira De Souza “Marquinhos” – Ala - 28 anos – 2,07m – C.R. Flamengo (RJ);

Tiago Splitter – Pivô - 27 anos – 2,11m – San Antonio Spurs (NBA).