Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Biogás entra pela primeira vez em leilão de reserva da Aneel
Tamanho da letra
03/10/2014

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) incluiu, pela primeira vez, o biogás em um leilão para contratação de energia de reserva. O edital foi aprovado na terça-feira (30) e o leilão será na sexta-feira da semana que vem, no dia 10 de outubro.

A energia de reserva é contratada para suprir eventual falta de energia produzida pelas usinas hidrelétricas, aumentando assim a segurança no fornecimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O edital para o leilão do dia 10 de outubro estabelece que seja contratada energia a partir de três fontes renováveis distintas: solar fotovoltaica; eólica e biomassa composta de resíduos sólidos urbanos e/ou biogás de aterro sanitário ou biodigestores de resíduos vegetais ou animais; e lodos de estações de tratamento de esgoto.

Os vencedores do leilão deverão fornecer a energia a partir de outubro de 2017, com prazo do contrato de 20 anos.

O superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Jr., diz que a decisão da Aneel faz com que o biogás possa integrar a matriz energética brasileira. “É o reconhecimento do biogás como fonte renovável, confiável e com qualidade”, comemorou.

Ainda segundo ele, o Brasil tem potencial para produzir 30 bilhões de metros cúbicos de biogás por ano – que poderiam se transformar em 42.600 MWh/ano. “Isso pode significar [no futuro] uma participação na matriz energética nacional de 10%”, destacou.

Incentivo

A Itaipu Binacional lidera uma série de iniciativas para desenvolver e viabilizar a produção de biogás, especialmente para beneficiar pequenos produtores rurais.

Uma das experiências desenvolvidas na região é o Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar Sanga Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon (PR) – que reúne 33 pequenos produtores e tornou-se, neste ano, a menor unidade geradora conectada ao SIN.

Itaipu também viabilizou a implantação do Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás-ER), com sede no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi) e outras entidades.

A binacional apoia ainda as ações da Força Tarefa 37 – Biogás-Espelho, criada em abril pela Agência Internacional de Energia (IEA), com o apoio da Organização Latino-Americana de Energia (Olade), escritório regional da FAO para América Latina e Caribe, Instituto Internacional de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Onudi.