Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Atualização Tecnológica: Itaipu participa de fórum sobre renovação de centrais hidrelétricas
Tamanho da letra
18/10/2023
Fotos: Divulgação.
 
Nos dias 14 e 15 de setembro, profissionais da Itaipu participaram do Fórum Internacional “Desafios e Estratégias para a Renovação de Centrais Hidrelétricas”, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e realizado na Usina Salto Grande, entidade binacional da Argentina e Uruguai. 
 
O evento teve como objetivo promover um intercâmbio de informações sobre os desafios, metodologias e estratégias adotadas em projetos modernização de usinas hidrelétricas, com uma abordagem integrada sobre os aspectos técnicos, energéticos, operacionais, financeiros, socioambientais e de sustentabilidade.
 
A Itaipu participou do painel “Gestão da Modernização e Renovação de Usinas em Serviço”, a convite da Comissão Técnica Mista de Salto Grande, apresentando seu modelo de gestão, o escopo e as novas tecnologias consideradas no Plano de Atualização Tecnológica (PAT). 
 
 
A apresentação foi realizada pela assessora executiva da Gerência Executiva do PAT, Laura Alicia Talavera Barua, e pelo engenheiro da Divisão de Engenharia Eletromecânica e membro do grupo de coordenação técnica do PAT, Julio Cesar G. Gonçalves. O evento também foi transmitido on-line e as apresentações estão disponíveis no site do evento: http://www.saltogrande.org/foro2023. 
 
A usina de Salto Grande também está passando por um amplo processo de Atualização Tecnológica, englobando aspectos de infraestrutura, equipamentos e processos. O projeto “Renovación Salto Grande” está estruturado em três etapas, sendo que a Etapa I iniciou em 2019, a Etapa II em agosto de 2023 e a Etapa III está prevista para iniciar em 2025.
 
 
O superintendente adjunto de Engenharia da Itaipu, Bruno Marins Fontes, ressaltou a importância deste tipo de evento: “A troca de experiências com outras empresas que também estão em processo de modernização é muito valiosa e traz aprendizados importantes para as equipes técnicas e de gestão”.
 
Ao final do Fórum, os participantes fizeram uma visita técnica na Usina Salto Grande, localizada no rio Uruguai, a 15 km das cidades de Concórdia (Argentina) e Salto (Uruguai). A usina possui uma capacidade instalada de 1.890 MW e 14 unidades geradoras, tendo iniciado sua operação comercial em 1979. Além da energia produzida pela usina, que representa em média 3% do mercado argentino e 36% do mercado uruguaio, Salto Grande contribui com a segurança e estabilidade dos dois sistemas, prestando serviços essenciais de regulação de frequência e potência.