Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Atletas enfrentam terra e água na Nano Corrida de Aventura
Tamanho da letra
18/10/2013

Correr debaixo de árvores com macacos e aves de várias espécies, remar no lago de Itaipu e pedalar em trilhas de terra e lama são as propostas da Nano Corrida de Aventura, evento inédito em Foz do Iguaçu, que ocorre neste domingo (20), no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV).

O desafio começa na água. Às 8h, as equipes devem remar por um quilômetro, em botes de borracha, contornando um braço do reservatório e chegando ao Portinho, no RBV. Depois, vem a corrida. São sete quilômetros correndo em meio à fauna e à flora características de uma reserva florestal. Por fim, os atletas encaram 17 quilômetros de bicicleta, por trilhas de terra.

 “Em nenhum momento os participantes vão passar por asfalto”, explica o gerente da Divisão de Operação de Segurança de Itaipu, Alexandre de Andrade Cardoso, organizador do evento. “Eles vão ficar o tempo todo em contato com a natureza.”

Foram inscritas treze equipes, todas mistas e formadas por quatro integrantes. Dez equipes são de empregados da Itaipu, uma vem da Argentina, outra são profissionais do Sesi e uma do Grupo Montanhistas de Cristo, de Foz do Iguaçu. Elas foram separadas em duas categorias: menores de 160 anos (a soma da idade dos integrantes) e maiores de 160 anos.

“A ideia principal é estimular que a região faça mais eventos como estes”, afirma Alexandre, que já participou de várias corridas de aventura e integra uma das equipes na Nano Corrida. Em fevereiro, ele enfrenta 110 km em três dias entre Chile e Argentina na corrida Cruce de los Andes. “Há vários eventos como este no Brasil e no mundo. A Itaipu poderia ceder a área para que outras corridas sejam feitas aqui”, defende.