Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Atletas de Foz conquistam vagas na seleção brasileira de canoagem
Tamanho da letra
21/03/2011

Seis, entre sete atletas do Projeto Meninos do Lago que buscavam vagas na seleção brasileira de canoagem slalom desde a última quinta-feira (17), conquistaram o direito de defender o País nos campeonatos internacionais de 2011. O resultado garantiu ainda a participação dos Meninos do Lago em 30% das vagas destinadas à seleção brasileira para a disputa do Campeonato Sul-Americano, na Argentina.
    
A classificação ocorreu neste domingo (20), no último dia das seletivas realizadas pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu. A competição teve o apoio da Itaipu Binacional, que desenvolve o Projeto Meninos do Lago em parceria com outras instituições. A disputa envolveu as categorias K1 (caiaque) masculino e feminino; C1 (canoa) feminino e C2 (com dois atletas).
     
Na análise do superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, a conquista das vagas pelos iguaçuenses é um feito extraordinário, tendo em vista a curta existência do projeto: dois anos. "Esse resultado demonstra que temos potencial para relevar futuros campeões olímpicos", analisou. “Queremos também estender essa experiência para outros esportes como a vela, o remo, a natação, o basquete, o futebol e o futsal”, concluiu Piolla.
       
Pratas da casa
    
No ranking geral, apenas um atleta do Meninos do Lago presente na competição ficou fora da classificação, enquanto João Vitor Martins Machado, de 23 anos, conquistou pontos suficientes para levar o nome de Foz do Iguaçu e do Brasil a três campeonatos. Ele irá ao Campeonato Mundial na Eslováquia, em setembro; à Copa do Mundo, com provas na Eslovênia, França, Alemanha e República Tcheca, em junho, julho e agosto; e ao Sul-Americano da Argentina, em novembro.
    
Dos demais classificados do projeto, também irão ao Sul-Americano da Argentina os adolescentes Felipe Borges da Silva, Leonardo Lucas Curcell, Rafael Franceschetti Béllio, Fábio Scchena Dias Rodrigues e Bárbara Rossi.
     
No último sul-americano, levamos apenas três atletas do ‘Meninos do Lago’. Agora teremos o dobro de participantes representando esse projeto”, disse o superintendente da CBCa, Argos Gonçalves Dias Rodrigues. “A iniciativa adotada em Foz do Iguaçu é o futuro da canoagem brasileira e nossa esperança para a Rio 2016”.
 
Medalha de ouro no Campeonato Brasileiro em 2010 e de prata na Copa do Brasil e no Sul-Americano, também no ano passado, a jovem Bárbara Rossi, 17 anos, espera conquistar a vaga olímpica para representar o Brasil em 2012. "Estou há um ano na escolinha da Meninos do Lago e devo muito a ela”, avaliou. Aos 17 anos, quase dois deles vividos nas águas do Canal Itaipu, Rafael Béllio comemorou a classificação para o Sul-Americano na Argentina. “Eu me formei no segundo grau no ano passado e agora treino todos os dias com os Meninos do Lago. Ainda quero chegar à Copa do Mundo”, disse o jovem canoísta.
  
Ao todo, o projeto apoiado pela Itaipu atende 100 crianças e jovens da região, com idade entre 9 e 23 anos. Durante as competições no Canal Itaipu, a maioria dos assistidos ajuda na realização das atividades. Além de competir, eles dão suporte à arbitragem e atuam como fiscais do desempenho dos atletas.
  
Resultados gerais

Dos 29 competidores de todo o País presentes nas seletivas em Itaipu, 20 deles conquistaram alguma vaga para defender o Brasil nos campeonatos internacionais da modalidade.
  
No geral, foram classificados 20 canoístas para o Sul-Americano, seis para o Mundial Sênior e quatro para a Copa do Mundo. Assim como o iguaçuense João Vitor Martins Machado, alguns deles obtiveram classificação para representar o Brasil nesses três campeonatos internacionais. Foi o caso de Silvia Gnadt e Ana Sátila Vieira Vargas, de Primavera do Leste (MT) e Cássio Ramos Petry, de Três Coroas (RS).