Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Atleta de Foz fica em segundo em etapa do Mundial de Wakeboard
Tamanho da letra
07/05/2013

O iguaçuense Ettore Oro Amaral classificou-se em segundo lugar, na categoria Open, na Etapa Brasil do Campeonato Mundial de Wakeboard, disputado no final de semana (3 a 5 de maio) em Nova Lima, Minas Gerais. Ettore foi o único paranaense na disputa.

Essa foi a primeira vez que o iguaçuense participou de um campeonato no País. “Até agora, eu só tinha disputado no Paraguai e na Argentina. No Brasil, o nível dos competidores é muito mais alto”, disse o atleta.

Na volta a Foz do Iguaçu, Ettore, que dá aulas de wakeboard nas águas do Lago de Itaipu e no Rio Iguaçu, vai se preparar para as próximas etapas do campeonato no Brasil.

Campeonato no lago

Ettore também já vai dar início à organização de uma disputa de wakeboard no Lago de Itaipu, o que deve ocorrer em novembro ou dezembro deste ano. A competição terá o apoio da Itaipu Binacional e do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Segundo Ettore, inicialmente o campeonato será paranaense. Se tudo der certo, Foz se credenciará, no ano seguinte, para sediar uma das etapas do campeonato brasileiro.

O Paraná não está entre os Estados onde o wakeboard é mais popular (os “berços” deste esporte são os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Amazonas e Ceará, além do Distrito Federal). Mesmo assim, há muitos atletas no litoral paranaense e na capital do Estado.

Em Foz do Iguaçu, Ettore é hoje praticamente o único a se dedicar à prática do wakeboard como esporte, profissionalmente, e não apenas como lazer. Ele acredita que, com incentivo, é possível atrair mais pessoas para o wakeboard, embora seja considerado um esporte caro, por exigir para a sua prática uma lancha e uma prancha especial.

O esporte

Inventado nos Estados Unidos em 1979, como alternativa para os surfistas, em dias de pouca onda, o wakeboard é praticado com uma prancha tipo “snowboard”, puxada por uma lancha. Essa prática popularizou-se no mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde chegou em 1990.

A partir de 1997, com a fundação da Associação Brasileira de Wakeboard, a modalidade se consolidou no Brasil. A ABW é responsável pela realização do Circuito Nacional, que conta com etapas em várias regiões do País.