Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Artista vai retratar Cataratas durante voo de helicóptero
Tamanho da letra
09/11/2011

A um dia da eleição para a escolha das Novas Sete Maravilhas da Natureza, o Comitê Local de Apoio à Candidatura das Cataratas do Iguaçu irá promover, nesta quinta-feira (10), a última grande ação de mídia: o artista plástico iguaçuense Adriano Monanc vai embarcar em um helicóptero, munido de tinta, pincéis e cavalete, e pintar do alto as belezas naturais do Parque Nacional do Iguaçu. O projeto recebeu o nome de Cores que Voam - Cataratas do Iguaçu.

Monanc e o cavalete serão presos rente à porta da aeronave, que ficará aberta, para que as pessoas possam ver o trabalho do lado de fora. A tela terá 1 m x 1 m, aproximadamente. De acordo com Adélio Demeterko, gerente comercial das Cataratas S/A – empresa responsável pela operação do turismo no parque nacional –, a previsão é que o helicóptero decole por volta das 8h, do hangar da Helisul Táxi Aéreo, na Avenida das Cataratas. Toda a operação deverá durar em torno de uma hora, com a aterrisagem estimada para as 9h no heliponto em frente ao Parque das Aves.

“Essa ideia surgiu de um sonho que tive. Acordei e pensei: ‘Tenho que sobrevoar as Cataratas’. Meus amigos acharam que era uma loucura, mas insisti: é um sonho e vou fazer”, declarou o artista, nesta quarta-feira (9). Segundo ele, o projeto Cores que Voam estava em andamento desde o primeiro semestre, para produção de um documentário e uma exposição, quando surgiu a oportunidade do casamento com a campanha para eleger as Cataratas. Foi a oportunidade perfeita.

“Pintar voando é um tema muito sensível e popular. Todos se emocionam: desde o crítico de arte italiano até a pessoa mais simples. E a gente quer passar para as pessoas a emoção que as Cataratas proporcionam. É um impressionismo muito leve, muito solto, que vai se somar à campanha Vote Cataratas”, disse o artista, destacando que irá utilizar no trabalho tintas biodegradáveis, que não poluem o meio ambiente.

Importância

“A ideia é sensibilizar a população para a importância de as Cataratas fazerem parte deste seleto mundo das sete maravilhas. Estamos fazendo todo o possível para que isso ocorra, com várias ações desencadeadas”, declarou o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegorarocitando, entre outras ações, o sobrevoo do dirigível da fundação suíça New Seven Wonders nas Cataratas, no dia 12 de outubro.

Outra ação foi a travessia com tirolesa da Garganta do Diabo, no último dia 4, feita pelo alpinista Waldemar Niclevicz. “E agora, na reta final, aos 45 minutos do segundo tempo, é importante a gente continuar firme, pedindo o voto para eleger as Cataratas”, destacou.

Adélio Demeterko garantiu que o grupo pretende brigar até o último momento para a eleição das Cataratas. A votação se encerra nesta sexta-feira (11). “O objetivo da ação [Cores que Voam] é convocar no último momento as pessoas a votar nas Cataratas. Os outros concorrentes também estão fazendo ações intensivas na reta final e nós precisamos de atividades que tenham repercussão no Brasil e até no exterior. Porque os benefício dessa eleição são incalculáveis”, afirmou.

A ação com o artista plástico Adriano Monanc faz parte de uma série de iniciativas para reforçar a votação das Cataratas nesse finalzinho do concurso. Na noite desta terça-feira (8), imagens da campanha foram projetadas na fachada do Museu Nacional da República, em Brasília. Nesta quarta (9), as mesmas imagens serão projetadas no Museu Oscar Niemayer, em Curitiba. Também estão previstos para quinta-feira shows com bandas locais na Praça da Bíblia.

Outra iniciativa, desencadeada pela Secretaria Municipal de Educação, pretende envolver os 1,2 mil professores e 28 mil alunos de 84 escolas de Foz do Iguaçu. De acordo com a secretária da pasta, Joane Vilela Pinto, as crianças do ensino fundamental, serão estimuladas, nesta quinta-feira, a produzir textos em sala de aula falando da importância das Cataratas para o turismo e a região.

as crianças menores, com até 6 anos de idade, que estudam nos centros municipais de educação infantil (Cmeis), farão desenhos. A ideia é envolver as crianças na campanha, para que o recado seja levado para dentro das casas dos alunos e se reverta em votos para as Cataratas.

Como votar

Para votar nas Cataratas do Iguaçu a uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, basta acessar o site www.votecataratas.com e seguir os passos indicados. Também é possível votar via celular, enviando a palavra “Cataratas” para o número 22046. O custo da mensagem é de R$ 0,31 + impostos

Pelo celular, é possível votar quantas vezes quiser. O link da votação também pode ser acessado pela página do Vote Cataratas no Facebook.