Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Arquitetos debatem desenvolvimento em frontreiras
Tamanho da letra
30/07/2009

Entre os dias 2 e 5 de agosto, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) será sede da 3ª Conferência Internacional de Desenvolvimento Urbano em Cidades de Fronteira. O evento, que deve contar com a participação do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, tem como tema principal a gestão para as cidades e regiões de fronteiras internacionais.

 


Vista aérea da cidade de Foz do Iguaçu, com a Cidade do Leste no Paraguai ao fundo

A conferência é promovida pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), com o apoio de Itaipu Binacional, Fundação PTI, Ministério das Cidades, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Contará, também, com a participação da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA) e da União Internacional de Arquitetos (UIA).

     

O objetivo é propiciar o encontro de pessoas que lidam diariamente com a questão territorial para que a troca de experiências, ideias e teorias inovadoras, envolvendo o planejamento ambiental urbano, acabe gerando soluções de gestão para as cidades e regiões de fronteiras internacionais.

 

Além do ministro Paulo Bernardo, também está confirmada a participação do presidente da União Internacional dos Arquitetos, Louise Cox, além de representantes de países da América Latina. Durante o evento, haverá conferências magnas e apresentação de trabalhos científicos enviados pelos participantes.

     

A 3ª Conferência Internacional de Desenvolvimento Urbano em Cidades de Fronteira é resultado de uma pré-conferência, que teve formato de “Seminário Regional” e aconteceu nos dias 4 e 5 de maio. Durante esse evento, foi elaborada a Carta de Foz, documento que será apresentado para as autoridades na Conferência Internacional.