Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Ao completar 32 anos, Itaipu moderniza gestão financeira e investe em atualização tecnológica
Tamanho da letra
16/05/2006

A Itaipu Binacional, maior hidrelétrica do mundo em geração de energia elétrica, celebra 32 anos de fundação nesta quarta-feira, 17 de maio, com um olho no presente e outro no futuro.

 

Ao mesmo tempo em que aumenta sua capacidade operacional, com a conclusão das duas últimas unidades geradoras, de 700 MW cada, a empresa moderniza sua gestão financeira e investe em atualização tecnológica.

 

Fruto da união de dois países irmãos – Brasil e Paraguai –, a entidade binacional Itaipu foi criada legalmente em 17 de maio de 1974 para construir e, posteriormente, gerenciar a usina, levando adiante o projeto de aproveitamento hidrelétrico do Rio Paraná, concebido um ano antes, com a assinatura do Tratado de Itaipu.

 

“Itaipu continua sendo fundamental para a economia e o abastecimento de energia elétrica do Brasil e do Paraguai. É também referência por sua importância ecológica, social, turística e tecnológica”, afirma o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek.

 

Novas unidades geradoras

 

Na próxima quinta-feira, 18 de maio, a Unidade Geradora 9A entra na fase final de testes, o chamado ensaio de confiabilidade. Nesta etapa, trabalhará 45 dias em funcionamento ininterrupto, operando a plena carga. A partir daí estará liberada para produzir energia para o sistema interligado brasileiro.

 

A Unidade Geradora 18 A, por sua vez, encontra-se em fase de ajustes técnicos para, em seguida, ser submetida ao ensaio de comissionamento e ao teste final de confiabilidade.

 

Modernização financeira

 

Dia 5 de junho, Itaipu entra numa nova fase, dando um passo firme rumo à modernidade de sua gestão financeira. Neste dia, entrará em operação o ERP- SAP – um sistema de gestão integrada dos procedimentos financeiros da empresa.

 

“Com a adoção deste sistema, a gestão financeira de Itaipu estará perfeitamente em dia com o que há de mais atual em termos de tecnologia. A empresa vai poder otimizar e integrar ações, processos, o gerenciamento das informações financeiras. E, o que é melhor: poderá diminuir custos. A burocracia também será reduzida substancialmente com a entrada do novo sistema”, afirma Jorge Samek.

 

Lei Sarbanes-Oxley

 

Outro passo firme de Itaipu rumo à modernidade é a adequação da empresa à Lei Sarbanes-Oxley, a Lei SOX – uma espécie de lei de responsabilidade fiscal para as empresas. Ela regulamenta os padrões de governança corporativa para companhias de capital aberto, promovendo a reforma e a elevação dos níveis de prestação de contas, de transparência, de consistência e ética empresarial.

 

Além disso, amplia as responsabilidades dos administradores e das próprias corporações, propiciando um maior acompanhamento do desempenho empresarial. É obrigatória para todas as companhias e suas coligadas que tenham ações negociadas nas bolsas de valores norte-americanas.

 

Itaipu integra o grupo Eletrobrás, que tem ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque e está subordinada à Lei SOX.

 

Atualização tecnológica

 

Uma preocupação permanente de Itaipu é a sua atualização tecnológica. Para continuar operando com alto grau de confiabilidade, nos próximos anos Itaipu deverá passar por uma fase de modernização das instalações existentes, quando, mediante avaliação criteriosa de suas condições, equipamentos e sistemas serão substituídos por outros mais modernos, para aumentar a vida útil da usina.

 

Foi exatamente por isso, com o objetivo de ser um instrumento estratégico de apoio ao desenvolvimento tecnológico regional e atuar como entidade parceira no processo de modernização da usina que, na atual gestão, nasceu a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).

 

Prestes a completar três anos, o Parque Tecnológico, instalado numa área de 200 hectares próxima à usina, vem transformando os antigos alojamentos dos barrageiros numa verdadeira cidade tecnológica, onde são estimulados projetos que visam o desenvolvimento tecnológico e científico, a geração de empregos e renda, e o empreendedorismo.

 

“Não podemos perder o bonde da atualização tecnológica. Por isso, queremos reter tecnologia na região para participar do processo de modernização e ajudar a responder às demandas futuras da empresa”, afirma o engenheiro eletricista Jorge Habib, um dos coordenadores do grupo de trabalho encarregado de elaborar o Plano de Atualização Tecnológica de Itaipu e integrante do conselho curador da Fundação PTI.

 

O parque tecnológico já conta com quinze empresas incubadas, uma fábrica de software e instituições como o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai), Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), um campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), onde funcionam os cursos das áreas de engenharia e ciências exatas e, futuramente, um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a empresa suíça Kraftwerke Oberhasli (KWO), a Fiat e outras empresas.

 

Itaipu e Unicamp farão pesquisas com hidrogênio

 

A Itaipu apoiará o desenvolvimento de pesquisas sobre a utilização de hidrogênio como alternativa de energia. Para isso, firmou convênio com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que atualmente é considerada um centro de referência nacional em tecnologia do hidrogênio e será responsável pela assessoria técnica e científica para a implementação do programa em Itaipu.

 

A Unicamp vai fazer um estudo sobre todo o trabalho em tecnologia do hidrogênio existente no Brasil e no mundo e então dar as opções de trabalho que a Itaipu poderá seguir.

 

Um exemplo do que se faz no Brasil: a fundação Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já desenvolve o primeiro ônibus híbrido brasileiro movido a hidrogênio.

 

O convênio com a Unicamp terá duração de dois anos. Até o final deste período, Itaipu pode estar produzindo hidrogênio, em escala experimental, para utilização como fonte de energia.

 

Segundo o coordenador do Programa de Hidrogênio da Itaipu, Antonio Carlos Fonseca, o objetivo “é constituir, através da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, um centro de referência na pesquisa de hidrogênio”.

 

A utilização do hidrogênio como alternativa aos combustíveis fósseis vem sendo estudada em todo o mundo. Além de ser ambientalmente correto, ele poderá, no futuro, suprir a escassez de petróleo.

 

Itaipu e KWO assinam acordo de cooperação para desenvolvimento de veículo elétrico

 

A Itaipu Binacional assinará acordo de cooperação tecnológica com a Kraftwerke Oberhasli (KWO), empresa controladora de hidrelétricas suíças, para desenvolvimento de um projeto de pesquisa de viabilidade técnica e econômica de utilização de veículos elétricos. Participarão ainda do projeto universidades suíças, brasileiras e paraguaias.

 

Como parte de um acordo de cooperação tecnológica, Itaipu receberá um veículo modelo Panda Elettra, da Fiat, movido à eletricidade.

 

O desafio do acordo de cooperação tecnológica será aperfeiçoar o protótipo de veiculo, capacitar profissionais para sua manutenção, fomentar a transferência de “know how” entre as partes, reduzir custos e incentivar a utilização do veículo elétrico no Brasil, Paraguai e Suíça.

 

A programação de hoje, quarta-feira

 

Homenagem aos empregados

 

Com uma solenidade no Mirante Central da Usina, Itaipu vai homenagear hoje 90 empregados que completam 15, 25 e 30 anos de serviços prestados à empresa.

Os empregados que completam 15 anos de Itaipu e os que se aposentam este ano vão plantar árvores no Bosque do Trabalhador, localizado próximo à Usina.

 

Inaugurações no PTI

 

A Fundação Parque Tecnológico Itaipu inaugura, também dentro das comemorações de aniversário, Capacitação e Gestão do Conhecimento do PTI e o Laboratório Experimental de Software Livre da Itaipu. Além disso, haverá o lançamento do Guia Livre da Itaipu.

 

O Centro de Capacitação e Gestão do Conhecimento é um espaço destinado à identificação, organização e disseminação do conhecimento gerado no âmbito do Parque Tecnológico Itaipu e de seu entorno. O centro vai trabalhar em duas linhas: capacitação nas diversas e mais modernas tecnologias educacionais, principalmente as de ensino a distância; e gestão dos ativos de conhecimento do PTI, que vai colocar à disposição da comunidade em geral bibliotecas, banco de talentos, propriedade intelectual e produtos desenvolvidos por empresas incubadas.

 

O Laboratório Experimental de Software Livre será utilizado para a realização de testes e homologação de programas em Software Livre. O objetivo é que todos os programas desenvolvidos em Software Livre sejam testados e aprovados no Laboratório antes de sua utilização pela Itaipu.

 

Guia Livre Itaipu

 

Durante a inauguração do Laboratório Experimental de Software Livre, será lançado o Guia Livre Itaipu, com  informações gerais sobre software livre, incluindo a experiência da Itaipu e o uso desses programas na empresa, entre outras informações.

 

Campeonato de Canoagem

 

Ainda como parte da série de atividades para comemorar o aniversário de 32 anos da Itaipu, o Canal de Águas Bravas, no Parque da Piracema de Itaipu, terá a sua primeira competição de canoagem, colocando Foz do Iguaçu no cenário mundial desta competição.

 

A inauguração será às 10h de sexta-feira, dia 19. A primeira descida oficial pelo canal de canoagem está marcada para as 11h15, seguindo-se a primeira seletiva.

 

No sábado e no domingo, haverá as provas seletivas Júnior e Sênior de Canoagem Slalom para os mundiais das categorias, além da Prova Festiva de Canoagem Slalom e da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Rodeio.

 

Os melhores atletas das seletivas serão selecionados para participar do Campeonato Mundial Júnior, que será realizado de 6 a 9 de julho, na Cidade de Solkan, na Slovênia; e para o Mundial Sênior, de 2 a 6 de agosto, em Praga, na República Tcheca.

 

Para assistir às competições, o público deverá entregar um quilo de alimento não perecível, para posterior doação a entidades carentes.