Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Ambientalista Jean-Michel Costeau visita Itaipu
Tamanho da letra
24/07/2009

O Brasil deve se orgulhar de sua independência enérgica, proporcionada, principalmente, pela energia gerada por Itaipu. A afirmação é do ambientalista francês Jean-Michel Costeau, filho do lendário oceanógrafo e mergulhador Jacques Costeau. Ele está em Foz do Iguaçu, onde participou da 1ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária, promovida pela Organização dos Estados Americanos (OEA), com apoio de Itaipu. Nesta quinta, ele aproveitou para conhecer a usina e as ações do Programa Cultivando Água Boa (CAB).      

 


Segundo Costeau, o Brasil tem "um tesouro que talvez nem os próprios brasileiros saibam que possuem"

Costeau diz que brasileiros devem se orgulhar da liberdade energética do País. Durante a visita, ele foi acompanhado por Leda Bozaciyan, presidente da Ocean Future Brasil, organização criada por Costeau para cuidar da saúde dos mares. Também na foto, o guia das Relações Públicas Christian Gomes (à esquerda) e o veterinário Domingo  Fernandez.

      
“Por muito tempo o foco do Brasil foi a energia. Hoje, olho para os países e muitos dependem de outros na questão energética; o Brasil, não”, disse. “Isso gera ao Brasil uma liberdade simbólica, um tesouro que talvez nem os próprios brasileiros saibam que possuem”, concluiu.

     
Mas como transformar essa liberdade em ações práticas de preservação ambiental? “É o que Itaipu já faz”, respondeu Costeau, de forma taxativa. “Já visitei muitas usinas e nunca tinha sido convidado para plantar uma árvore”, ilustrou. Ele plantou uma muda de araçá no Bosque dos Visitantes e defende que se todos plantassem mais árvores do que consumissem já seria um grande passo.
            


Costeau plantou uma muda de araçá no Bosque dos Visitantes
“Jean-Michel Costeau conheceu o Cultivando Água Boa em uma conferência em Barcelona [Espanha], em 2005, e fez questão de saber mais sobre o programa, quando viesse ao Brasil”, disse o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich. O diretor e o veterinário do Refúgio Biológico Domingo Fernandez apresentaram todos os pormenores do CAB. “Jean-Michel é uma personalidade ambiental do planeta, tão importante quanto o pai”, resumiu Nelton.

      
Após a apresentação sobre o CAB e o plantio da árvore, Costeau visitou algumas áreas de Itaipu, como o Canal da Piracema, o mirante do vertedouro e o mirante central. Depois, em sobrevoo de helicóptero, pôde ver a cobertura florestal plantada por Itaipu no entorno do lago.