Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Alaya Bozo D'água é campeã brasileira em 2009
Tamanho da letra
15/06/2009

Equipes de Brotas (SP) ficam com as primeiras colocações no feminino e no masculino

 


Prova no Canal de Itaipu
As equipes de Brotas (SP) mostraram por que a cidade paulista é o principal centro de formação de campeões da canoagem brasileira, na atualidade. No Campeonato Brasileiro de Rafting 2009, os três primeiros lugares do masculino, o primeiro feminino e o primeiro do categoria júnior foram conquistados por times de Brotas.

 

A Alaya Bozo D'água, bicampeã mundial, sagrou-se campeã após três dias de provas em Foz do Iguaçu (sexta e sábado no Canal Itaipu e neste domingo com a descida das corredeiras do Rio Iguaçu).

 

Para  Fábio Ramos Lourenção, que conquistou pela sexta vez o campeonato brasileiro (a segunda vez em Foz), descer o Rio Iguaçu, com a largada perto das Cataratas, foi uma experiência maravilhosa, mesmo com o nível do rio mais baixo do que na competição anterior. “O esporte têm evoluído muito em Brotas, principalmente com o trabalho que estamos fazendo na base, com a escolinha. E o resultado está aí. Ano que vem, vamos ver se trazemos ainda mais equipes”, afirma o atleta.

 


Competição terminou nas corredeiras do Rio Iguaçu

No feminino, a classificação final foi a seguinte: Brotas 40 graus em primeiro, com 988 pontos, seguida da Canoar (892), Hydra (790) e Paraná Rafting (720). No masculino, Alaya Bozo D'água, com 976 pontos, Bozo D'água (904), Alaya D'água (762) e Anthas Anfibius (729). E, na categoria júnior, Brotas Bozo (1000), Itaipu Icli (880) e Meninos do Rio (790).

 

O francês Jean-Claude Razel, treinador das equipes de Brotas, elogiou a organização do campeonato em Foz, destacando o Canal de Itaipu como uma excelente ferramenta para formação de atletas. Apesar de satisfeito com o desempenho de suas equipes, ele lamentou a ausência de competidores. “É uma pena que alguns estados que têm rios bons para a prática de rafting não compareceram. Mas o esporte está crescendo, especialmente com o apoio que a Itaipu está dando e é importante que outras empresas e instituições façam o mesmo”, diz o treinador.

 

Com os resultados obtidos hoje, o Brasil será representado por três equipes de Brotas no Campeonato Pan-Americano, todas com chances de medalha. Denilson Lima, um dos responsáveis pela organização do brasileiro, comemorou os resultados alcançados, ressaltando que é necessário descentralizar o esporte, levando a experiência de Brotas a outras localidades. “O pessoal de Brotas está muito motivado pois tem uma equipe bicampeã mundial. Além disso, eles têm muito apoio da prefeitura, têm um trabalho forte nas escolas. Então, eles estão fazendo o certo, que é começar trabalhando na base”, analisa.