Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Agência de classificação de risco Standard & Poor's confirma rating brAAA da Itaipu
Tamanho da letra
13/09/2023

Na última terça-feira (12), a agência de classificação de risco S&P Global reafirmou o Rating Nacional da Itaipu Binacional em “brAAA”, com Perspectiva Estável. É a maior nota concedida pela agência, uma das mais importantes do mercado de capitais. A classificação confere à Itaipu grau de investimento com qualidade alta e baixo risco, e, segundo relatório da avaliadora, demonstra a solidez, a governança, a estrutura e critérios bem estabelecidos pela diretoria e conselho da empresa.


Imagem ilustrativa. Crédito: Envato.

Esta é a segunda nota triplo A (AAA) concedido à Itaipu este ano: em agosto, a Fitch Rating elevou a nota da Binacional para “AAA(bra)”. Com isso, a empresa mantém a nota máxima em duas entre as três principais agências de classificação de risco mundiais, que são Fitch, Standard & Poor's (S&P) e Moody's. “O resultado demonstra a excelência, solidez da gestão, além da constante busca pela qualidade em todas as áreas de atuação. Ela comprova o árduo trabalho de nossas equipes e a procura incessante em superar as expectativas", avalia o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.

O diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone da Nóbrega, destacou que a manutenção do Rating máximo demonstra a gestão sólida e a robustez financeira da entidade. “Uma conquista que reflete também o novo momento do nosso País. Essa classificação reafirma o compromisso da Itaipu com a gestão responsável e eficiente. Esse momento virtuoso permite gerar emprego, renda e desenvolvimento para a nossa sociedade.”

O perfil de crédito de Itaipu também se beneficia da elevada previsibilidade de seu fluxo de caixa. A companhia não enfrenta risco hidrológico nem riscos regulatórios associados ao setor elétrico brasileiro ou paraguaio.

A classificação de risco da Itaipu pela S&P Global em escala nacional foi emitida pela primeira vez em setembro de 2011. Os ratings atribuídos pela Fitch são revisados, pelo menos, anualmente.