Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Administradores elegem Itaipu Binacional a Empresa Cidadã de 2013
Tamanho da letra
17/12/2013

O conjunto de ações ambientais e socialmente responsáveis executadas na região da Bacia do Paraná 3 (BP3) acaba de render à Itaipu Binacional o Prêmio Belmiro Siqueira, concedido pelo Conselho Federal de Administração (CFA). É a primeira vez que um projeto paranaense vence na categoria Empresa Cidadã, criada em 2002.
    
"O que Itaipu faz deveria ser uma norma", observa o presidente do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Gilberto Griebeler. Segundo ele, o reconhecimento público de iniciativas bem-sucedidas estimula mais empresas a adotarem projetos sustentáveis. "Torna-se um diferencial competitivo", completa.

Entre essas iniciativas da Itaipu está o Projeto Jovem Jardineiro, que oferece lições de jardinagem, educação ambiental, cerâmica, informática e canto a adolescentes de baixa renda de Foz do Iguaçu. Ações como esta fazem parte do Relatório de Sustentabilidade da empresa, inscrito pelo CRA-PR no Prêmio Belmiro Siqueira.

"Foi abrir o relatório e ver que havia condições plenas de a Itaipu vencer", conta Griebeler. E assim foi. O anúncio do vencedor na categoria Empresa Cidadã foi feito pelo CFA no dia 29 de novembro. A cerimônia de premiação ficou para 2014, na abertura da 4ª Convenção do Conselho Federal de Administração, marcada para 26 de abril de 2014, em Foz do Iguaçu.

"Itaipu mereceu ganhar. O relatório foi avaliado por doutores em sustentabilidade, empresários e conselheiros do CFA", revela Griebeler. Antes, porém, o documento foi apreciado pelos conselheiros do CRA-PR.

Quem levou o relatório para a sede da entidade, em Curitiba, foi o analista de sistemas Evandro Stelle Teixeira Filho, da Divisão de Sistemas da Itaipu. Ele é delegado do CRA em Foz do Iguaçu e também integra o conselho. "Eu tive a ideia quando o documento foi lançado, no dia 28 de junho. Peguei um exemplar e o submeti aos conselheiros logo em seguida", recorda Teixeira. Só os conselhos regionais de Administração podem inscrever candidatos ao Prêmio Belmiro Siqueira.

Teixeira comemorou muito o anúncio da vitória da Itaipu. "A satisfação é ainda maior porque vamos mostrar as boas práticas da empresa na convenção nacional do ano que vem, quando representantes de todos os conselhos regionais estarão em Foz do Iguaçu", reforça. Publicado anualmente, de forma voluntária, desde 2003, o Relatório de Sustentabilidade traz informações sobre o desempenho da empresa em diferentes níveis, sobre as ações de cuidado com a vida e o meio ambiente.

Os dados da edição 2012 dizem respeito a projetos e processos desenvolvidos no lado brasileiro da Itaipu. No entanto, as informações sobre governança, produção de energia, gestão e desempenho econômico-financeiro são consolidadas e relatadas de modo binacional. Também integram o relatório os resultados das fundações diretamente ligadas à empresa: Parque Tecnológico Itaipu, Fibra e Fundação Itaiguapy.

Criado pelo CFA em 1988, o Prêmio Belmiro Siqueira de Administração tem como objetivo divulgar e promover a valorização dos estudos realizados por administradores e estudantes dos cursos de bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil.

Há três categorias: Artigo Acadêmico (para estudantes), Livro (para profissionais) e Empresa Cidadã, que destaca organizações privadas ou de economia mista que desenvolvam ações empresariais de responsabilidade social e de cidadania bem-sucedidas. O prêmio leva o nome do professor e administrador Belmiro Siqueira, patrono dos administradores, título que lhe foi outorgado. Belmiro se notabilizou por lutar pela valorização da Administração.