Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Abertura do Natal das Cataratas 2011 leva 10 mil à Praça do Mitre
Tamanho da letra
25/11/2011

Uma multidão de quase 10 mil pessoas acompanhou a abertura oficial do Natal das Cataratas 2011 na noite dessa quinta-feira (24), na Praça do Mitre, no centro de Foz do Iguaçu. O movimento de pessoas foi tão intenso que chegou a lotar até as imediações da Avenida Jorge Schimmelpfengregião onde estão concentradas as atrações do evento, que deve se consagrar como uma “nova maravilha” da cidade, ao lado das Cataratas do Iguaçu e da usina de Itaipu

Famílias inteiras estiveram no local para ver de perto os atrativos da noite. A programação começou com a solenidade de abertura, seguida pelo acendimento da árvore de 20 metros e pela chegada do Papai Noel, o momento mais aguardado do público. O bom velhinho chegou em um trenó puxado pelo protótipo do Veículo Elétrico (VE) de Itaipu, que percorreu a Avenida Brasil até a praça, trajeto que será mantido até o dia 22.

Uma queima de fogos garantiu um espetáculo à parte e encheu os olhos de quem estava na Praça. Depois, foi a vez dos 30 músicos da Orquestra Paranaense de Viola Caipira completarem o show de abertura.

“Agora que elegemos as Cataratas do Iguaçu entre as Sete Novas Maravilhas da Natureza, e que temos Itaipu reconhecida como uma maravilha da engenharia moderna, é hora de tornar o Natal das Cataratas o maior evento natalino de rua do País”, disse o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, que preside o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – o Fundo Iguaçu.

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, a noite de quinta-feira revelou o período extraordinário vivido por Foz do Iguaçu. “Temos muito a agradecer a Deus. A cidade e a região vivem um grande momento no turismo, na agricultura, no comércio”, avaliou o DGB. “Eu cresci aqui neste lugar, morava bem aqui [ao lado da Praça do Mitre]. Imagine minha alegria ao olhar em volta e ver este lugar cheio, com o brilho dos olhos das crianças”, completou o diretor, uma das autoridades presentes no evento.

A binacional é uma das promotoras do evento, ao lado da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), Fundo Iguaçu, Fundação Cultural, Sindihotéis e Sindilojas, entre outras entidades.

Noite feliz

“A terra das Cataratas merece este momento maravilhoso, impulsionado pela gestão integrada do turismo. Se temos este resultado, imagine como será este Natal daqui cinco anos? Tenho certeza que este será um dos melhores do Brasil”, disse o secretário estadual de Turismo, Faisal Saleh, que garantiu apoio do Governo do Estado para as próximas edições.

A noite de quinta-feira foi especial também para pessoas que não subiram ao palanque. Pela primeira vez, o pequeno Vinícius Eduardo Crispim de Souza, de dois anos, ia ver o bom velhinho de perto

“Estamos ansiosos. Meu marido chegou às sete horas da noite para guardar lugar na fila da Casa do Papai Noel”, disse a mãe do menino, Solange Teresa Schaffer, auxiliar de caixa.

O gerente de transportes Oscar Luiz Anacleto foi com outros seis parentes para a Praça do Mitre. A exemplo de outras famílias, eles levaram cadeiras de praia para acompanhar o evento bem acomodados. “Viemos preparados”, brincou Anacleto. “No ano passado, vimos aqui mesmo a Orquestra de Violas. Eles são tão bons que resolvemos voltar”, disse o gerente. A atração dos violeiros volta ao palco do Mitre na noite desta sexta (25), a partir das 20h30.

Outro frequentador assíduo das atrações do Natal das Cataratas é o aposentado Adolpho Glück, 77 anos. Na noite de abertura, ele levou sua câmera para registrar o espetáculo de luzes da Praça do Mitre. “[O evento] fica melhor a cada ano. É uma coisa excelente em Foz”, afirmou.

Quem trabalhou para deixar toda a estrutura pronta também se encantou com o resultado da decoração. “Estamos trabalhando desde as sete horas da manhã aqui. Mas vale muito a pena”, disse o eletricista Luiz Carlos Dias de Souza. “Vamos ficar de plantão para garantir que tudo funcione até a saída do último freguês”, brincou o diretor de Iluminação Pública da Prefeitura de Foz, Pedro Basso Neto.

Concurso

A participação do público não se restringe às atrações artísticas na Praça do Mitre, programadas até o dia 22 de dezembro. A população de Foz também está sendo convidada a participar do Concurso de Decoração Natalina, aberto nesta quinta.

Para se inscrever, é preciso acessar o site www.nataldascataratas.com.br até 15 de dezembro. Serão premiados o primeiro, segundo e terceiro lugares de cada uma das cinco categorias. Entre os prêmios estão um cruzeiro marítimo de sete dias, para duas pessoas; uma viagem de quatro dias para duas pessoas a Santiago, Montevidéu ou Lima; e uma viagem para duas pessoas a Gramado.

O Natal das Cataratas 2011 tem o patrocínio da Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, Caixa Econômica Federal, Cataratas S. A., Itamed, Fecomércio e Prefeitura de Foz do Iguaçu, entre outros parceiros.